Renault muda o nome do seu aventureiro urbano, faz com que se
separe da família, e o reposiciona como SUV

Renault Stepway

A Lei de registros públicos nº 6.015/73 no artigo 56, autoriza qualquer pessoa nascida no território nacional a mudar o nome no  primeiro ano após atingir a maioridade civil, ou seja, quando completa 18 anos, desde que não prejudique os apelidos (sobrenomes) de família.

A fabricante de São José dos Pinhais (PR), não esperou o hatch aventureiro urbano chegar à maioridade e suprimiu o nome do meio. Na linha 2020, o Renault Sandero Stepway passou a se chamar Renault Stepway. E não foi só isso, o elevou à categoria de SUV, veículo utilitário esportivo.completa 18 anos, desde que não prejudique os apelidos (sobrenomes) de família.

Desde que foi lançado em 2009, o modelo chama mais a atenção que o Sandero por causa do visual e suspensão elevada. Aliás, esta elevação, somada ao ângulo de ataque e saída, é o que fez a Renault reivindicar o lugar entre os SUVs, mas não são todas as versões que podem ter este privilégio. Só a com o câmbio manual se encaixa nesta categoria, pois a altura livre do solo é de 185 mm (atende os requisitos do Inmetro), enquanto o com trocas auto- máticas tem 145 mm.

Apesar de chamá-lo de SUV, na linha 2020 a fabricante francesa não mudou a plataforma do carro, colocou um novo para-choque dianteiro com apliques em cromado nos faróis de neblina na cor prata. As lanternas são em LED, com máscara preta e assinatura específica do modelo. Na traseira, as lanternas cresceram, agora invadem a tampa do porta-malas e o para-choque continua com os refletores nas extremidades.

Renault StepwayPara confirmar que o carro mudou, mas manteve as qualidades, a campanha publicitária começou com a atriz ruiva Marina Ruy Barbosa deixando vazar suas fotos nas redes sociais com o cabelo loiro, o que causou muito furor. Dias depois ela apareceu explicando que era para gravação de um comercial. Quando este foi ao ar descobriu-se que ela estava disfarçada, com uma peruca loira, e após a aventura dentro do Stepway ela tira a cabeleira para confirmar que continua a mesma.

Esta separação do Sandero ficou mais evi- dente com a divulgação das versões especifi- cas para o Stepway. A topo de linha é a Iconic com preço sugerido de R$ 73.090. Entre os equipamentos de série, ganhou dois airbags laterais, cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, reforços estruturais na carroceria, multimídia Media Evolution (exceto no Stepway Zen) com- patível com Android Auto e Apple Carplay. Os comandos dos vidros elétricos passaram todos para a porta do motorista.

A versão Iconic traz também controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, ar-condicionado automático, câmera de ré, retrovisores elétricos, controlador e limitador de velocidade, rodas de liga leve 16-polegadas bi- tom diamantadas. O motor SCe 1.6 4-cilindros entrega 118 cv (E)/115 cv (G) a 5.500 rpm e 16 kgfm de torque com ambos os  combustíveis  a 4.000 rpm. E a novidade, o câmbio CVT X-Tronic, o mesmo utilizado no Duster, Captur e Nissan Kicks. Sim, Nissan Kicks, e o CVT da geração anterior está no Nissan March. Não vamos esquecer que Renault e a Nissan integram uma aliança e compartilham componentes.

Desempenho melhorado

Nos testes realizados na pista da ZF, o Stepway Iconic acelerou de 0 a 60 km/h em 5s0, no espaço de 47,2 m. A referência anterior é do Sandero Stepway de 2012 com motor 1.6 16v e câmbio automático de quatro marchas, ele gastou 6s3 e a distância para chegar a esta velocidade foi de 61,1 m. Saindo do zero até atingir 100 km/h, o Stepway 2020 gastou 12s0 (206,3 m), enquanto que o de 2012 fez o per- curso em 14s6 (249,0 m).

Interior agradável, bancos em couro dois tons, comandos intuitivos, volante de boa empunhadura, são algumas das qualidades do modelo Renault. Em termos de dirigibilidade, o carro cumpre o prometido. A suspensão eleva- da, e bem calibrada, protege os ocupantes dos desconfortos ao passar por valetas e lombadas. Não tem arranque rápido, afinal este carro não é para isso, desenvolve velocidade de maneira constante, e apesar da elevada suspensão, ao ser exigida em uma curva oferece estabilidade.

Renault StepwayO sistema de direção com assistência eletro-hidráulica poderia ser substituído por um elétrico progressivo, o que proporcionaria mais conforto e até economia de combustível. Sensível melhora também no sistema de frenagem, o teste de fading mostrou que com os freios quentes, carregado com 200 kg, na velocidade de 100 km/h até chegar a 0 km/h precisou de 39,5 m para estancar. Nas mesmas condições, o modelo 2012 precisou de 44,7 m. Este motor e o câmbio CVT também deixaram o carro mais econômico. Abastecido com etanol, o consumo urbano é de 7,1 km/l, o rodoviário chegou a 10,5 km/l com média PECO (cidade/rodovia) de 8,6 km/l. Nos testes realizados em 2012 com  o Sandero Stepway, o consumo foi de 5,1 km/l (cidade), 9,4 km/l (rodovia) e média PECO de 7,0 km/l.

O fato de não mudarem a plataforma manteve o elogiado, pelos consumidores, espaço in- terno, sua distância entre-eixos é de 2.590 mm. No total ele mede 4.070 mm de comprimento, a largura é de 1.730 mm, a altura de 1.630 mm e o porta-malas tem capacidade volumétrica de 320 litros.

Ficha Renault Stepway

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