Agora com motor 2.0, Kia Cerato evolui em visual, desempenho e segurança na quarta geração
O Kia Cerato sempre teve como principal bandeira a boa relação custo-benefício na categoria dos sedãs médios. Porém, o “calcanhar de Aquiles” do coreano era o desempenho. Enquanto os concorrentes traziam motores 1.8 e/ou 2.0, ele ficava atrás ao dispor apenas de motor 1.6. A “dívida” do Cerato é paga com a estreia no Brasil da quarta geração do sedã, que chega com motor mais potente, um 2.0 de 167 cv.
O três-volumes estreia em duas versões: EX (R$ 94.990) e SX (R$ 104.990). Desde a de entrada, o pacote de segurança é bem recheado, com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de saída em rampas e freios a disco também na traseira. Ele traz ainda luz de rodagem diurna em LED, monitoramento da pressão dos pneus, central multimídia com tela tátil de 8 polegadas e câmera de ré. As rodas são sempre de 16 polegadas, com pneus 205/60R16.
A topo de linha SX (modelo das fotos) acrescenta ar digital de duas zonas, bancos em couro com três níveis de aquecimento para motorista e passageiro, chave presencial, partida do motor por botão, retrovisores externos com aquecimento e interno do tipo eletrocrômico, lanternas em LED, antena no teto do tipo “barbatana de tubarão” e detalhes cromados ao redor das janelas.
Inspirado pelo Stinger GT
A quarta geração do Cerato aposta em traços mais retilíneos que o antecessor, claramente inspirados no “irmão” Stinger GT. O sedã médio cresceu 80 mm no comprimento (4.640 mm ao todo), 20 mm em largura (1.800) e 5 mm na altura (1.440), enquanto a distância entre eixos permaneceu a mesma (2.700). O balanço traseiro 60 mm maior fez o porta-malas saltar de 421 litros no antecessor para ótimos 520 litros no atual. O vão livre do solo ficou 30 mm menor, com 135 mm ao todo.
O nível de utilização de aços de alta resistência na estrutura do Cerato passou de 34% para 54%. Segundo a Kia, a aplicação destes materiais mais nobres fez a carroceria perder 20 kg. Devido ao motor de maior cilindrada, entretanto, o peso total em ordem de marcha passou de 1.205 kg no antigo Cerato 1.6 para 1.283 kg neste 2.0.
Por falar em motor, o 2.0 do Cerato pertence à família Nu II e é o mesmo utilizado no Sportage. São 167/157 cv a 6.200 rpm e 20,6/19,2 kgfm a 4.200 rpm, sempre na ordem etanol/gasolina. O câmbio é automático de seis marchas, com opção de trocas manuais por meio da alavanca ou das borboletas no volante.
Nosso contato com o Cerato ficou restrito a poucas voltas na pista da Fazenda Capuava, em Indaiatuba (SP). Lá, o sedã mostrou boa disposição em acelerações, ainda que o câmbio tenha demonstrado indecisão em algumas passagens de marcha – comportamento semelhante ao visto no Creta 2.0, que compartilha a mecânica do grupo Hyundai-Kia. O novo Cerato estreia quatro modos de condução (Normal, Eco, Sport e Smart), que alteram os parâmetros da direção, câmbio, acelerador e ar-condicionado.
O comportamento dinâmico surpreendeu, com controle adequado da inclinação da carroceria nas mudanças de trajetória. A direção também apresenta peso correto e perde um pouco de assistência no modo Sport para sensação de maior controle. A Kia não divulga os números de desempenho.
O consumo de etanol, segundo dados do Inmetro, é de 6,5 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada. Já com gasolina no tanque, os valores são de 9,6 km/l em ambiente urbano e 13,1 km/l no ciclo rodoviário.
Na classificação do órgão, o Cerato ficou com a nota “C” na análise geral e também no segmento. O Cerato chega praticamente ao mesmo tempo em que os líderes do segmento (Corolla, Civic e Cruze) são renovados. A meta da Kia, no entanto, passa longe do volume emplacado pelos rivais que ocupam o pódio: com média de 400 unidades/ mês, a marca sul-coreana pretende alcançar 2% de participação no segmento em 2020.
Sou proprietário de um Kia Cerato EX 2020, adquirido no mes de abril de 2021. Excelente veículo, confortável, silencioso, bonito, chama a atenção por onde passa. Esta com 5.500km rodados só apresentando pontos positivos. Nao perde em nada para a concorrência, sou suspeito, mas eu o acho o mais bonito deles. Não compre outro veículo sem fazer um teste drive no Cerato. Ótima opção no mercado.
Tive um Kia Cerato top de linha, um excelente carro mas, a decepção foi quando resolvi vende lo, desvalorização é muito GRANDE. Hoje penso mil vezes para ter outro carro da marca.
Tive um Kia Cerato top de linha, um excelente carro mas, a decepção foi quando resolvi vende lo, desvalorização é muito GRANDE. Hoje penso mil vezes para ter outro carro da marca.
O PROBLEMA DO VEÍCULO É O PREÇO COBRADO!!!!QUEM VAI DEIXAR DE COMPRAR UM TOYOTA COROLA OU HONDA CIVIC PELO MESMO PREÇO???ALÉM DISSO A KIA CARECE DE UMA REDE MAIOR DE CONCESSIONÁRIAS EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL.VAMOS ESPERAR AS VENDAS EM 2020!!!!!!!
Sou proprietário do Cerato 1.6 ano 2019.
Carro impecável, completo, bonito, 5 anos de garantia.
Só tenho elogios junto a KiA.
Apesar do meu ser 1.6 é muito eficiente, silencioso, arrancadas rápidas, anda muito bem tanto na cidade quanto na estrada, enfim, me atende perfeitamente em todas as situações.
Este novo modelo com motor 2.0 atenderá aqueles que gostam de um motor mais forte.
Apesar de estar fazendo propaganda de graça digo que a KIA está no.mesmo nível técnico e de acabamento com Honda e Toyota.
Sempre admirei o cerato, sempre foi um carro que chama muita atenção, meu sonho de consumo, agora está mais perto deste sonho se realizar!
Muito bonito, um carro acertado .