Mercedes-Benz A 200 Sedan 2020

Mais barato que o hatch, três-volumes alia bom desempenho a consumo comedido

 

Desde que abandonou a silhueta de monovolume para ser assumidamente um hatch médio, em 2012, a missão do Mercedes-Benz Classe A é clara: rejuvenescer a marca da estrela de três pontas. Nesta segunda geração com a nova carroceria (quarta no total), o dois-volumes ganha a companhia do inédito A Sedan para atrair clientes mais jovens à marca.

Verdade seja dita, o A Sedan é o sucessor espiritual do antigo CLA, que subiu de patamar (e porte) para ser um “mini-CLS”. Mais do que isso, o A Sedan é a nova porta de entrada na gama Mercedes. Enquanto o A hatch parte de R$ 213.900, a tabela do sedã começa em R$ 146.900. A diferença de quase R$ 70 mil tem justificativa. Enquanto o concorrente de A3 e Série 1 traz sob o capô um 2.0 turbo de 224 cv, o sedã estreia um 1.3 turbo de 163 cv e 25,5 kgfm desenvolvido na Europa em parceria com a Renault.

Mercedes-Benz A 200 Sedan 2020

São duas versões: Style (R$ 146.900) e Advance (R$ 176.900), ambas com a mesma mecânica e o batismo A 200. De série, há ajuste elétrico lombar para motorista, central multimídia MBUX, faróis full LED, câmera de ré, sensor de chuva, frenagem autônoma de emergência, pneus run flat, 7 airbags, monitoramento da pressão dos pneus, controle de cruzeiro e rodas de 18 polegadas.

A topo de linha acrescenta ajustes elétricos para o banco do motorista, quadro de instrumentos digital e multimídia de 10,2 polegadas, reconhecimento de comandos por voz, teto solar elétrico e acabamentos cromados no exterior. Falta sentida é a do controle de cruzeiro adaptativo, não disponível nem como opcional.

Mercedes-Benz A 200 Sedan 2020

O visual do novo A Sedan não deixa de ser uma evolução em relação ao antigo CLA. Os faróis estão mais afilados, enquanto o caimento do teto é menos brusco, a fim de preservar espaço na cabine para quem ocupa o banco de trás. Na traseira, as lanternas são formadas por duas peças, para possibilitar tampa do porta-malas maior e consequente ampliação do vão de acesso aocompartimento.

Na trena, o A Sedan é 91 mm menor em comprimento (4.549 mm) que o antigo CLA, mas supera o antecessor com 30 mm extras no entre-eixos (2.729), 19 mm na largura (1.796) e 14 mm na altura (1.446). O espaço é apenas bom para quatro ocupantes, já que o túnel central elevado e o formato do banco tornam desconfortável a acomodação de um quinto ocupante.

Mercedes-Benz A 200 Sedan 2020

Na cabine, a ausência da tradicional “cúpula” sobre o quadro de instrumentos amplia a sensação de espaço. O ambiente “hi-tech” é proporcionado pelo conjunto de duas telas flutuantes de 10,2 polegadas e pelos difusores de ventilação em formato circular e com 12 raios, além da ausência da alavanca de câmbio tradicional – como no antigo CLA 200, as posições do câmbio são selecionadas na haste no lado direito da coluna de direção.

A central multimídia MBUX é compatível com os sistemas de espelhamento Android Auto e Apple CarPlay. Porém, a função de reconhecimento por comandos de voz ainda carece de aprimoramento.

Mercedes-Benz A 200 Sedan 2020

Conjunto eficiente

O A Sedan agrada pelas respostas ao volante e surpreende pelo bom comportamento da suspensão, que trocou o mais refinado conjunto multibraço do antigo CLA pelo tradicional eixo de torção no eixo traseiro. O câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas “conversa” bem com o motor 1.3, com trocas rápidas e sem trancos.

Na pista de testes da ZF, em Limeira (SP), o A 200 Sedan foi de zero a 100 km/h em 8s2, mais rápido até do que o informado pela fábrica (8s3). O sedã também apresentou bons números de retomada, com 5s9 registrados na passagem de 80 a 120 km/h. Para efeito de comparação, o hatch A 250 (61 cv mais potente) fez a mesma prova em 4s7.

Mercedes-Benz A 200 Sedan 2020

O bom desempenho do A 200 não cobrou o preço no consumo. Em nossas medições, conseguimos 11,5 km/l em ambiente urbano e 17,9 km/l no rodoviário. Entre os itens presentes no sedã que ajudam a atingir os bons números estão o modo roda-livre, sistema stop-start e até mesmo de desativação dos cilindros – quando não exigido, o 1.3 trabalha com apenas 2 cilindros.

Eficiente e “jovial”, o A Sedan Advance talvez tenha como maior oponente o “irmão” C 180 Avantgarde, que traz preço de tabela apenas R$ 3 mil maior (R$ 179.990). Ainda que menos potente (156 cv), o Classe C esbanja porte, refinamento e prestígio ainda não conquistados pelo novato A Sedan.

• DADOS DE FÁBRICA Mercedes-Benz A 200 Sedan Advance 1.3
Motor Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha
Cilindrada 1332 cm³
Potência 163 cv a 5.500 rpm
Torque 25,5 kgfm a 1.620 rpm
Câmbio Automatizado de 7 marchas, 7G – DCT
Suspensão (dianteira / traseira) Indep. McPherson / Eixo de torção
Pneus e rodas HANKOOK VENTUS S1 EVO2 225/45R18
Freios (dianteira / traseira) Disco ventilado / Disco sólido
Peso (kg) 1.385
Comprimento (mm) 4.549
Largura (mm) 1.796
Altura (mm) 1.446
Entre-eixos (mm) 2.729
Porta-malas (litros) 430
Tanque de combustível (litros) 43
Preço R$ 176.900

 

• NOSSAS MEDIÇÕES Mercedes-Benz A 200 Sedan Advance 1.3
Aceleração (em segundos)
0 a 100 km/h 8,2
0 a 400 m (km/h) 16 (182,14)
Retomada (em segundos)
40-100 km/h em Drive 6,2
60-120 km/h em Drive 8,3
80-120 km/h em Drive 5,9
Frenagem (em metros)
80-0 km/h 25,4
100-0 km/h 39,56
120-0 km/h 57,45

 

• MEDIÇÕES MERCADO Mercedes-Benz A 200 Sedan Advance 1.3
Consumo (em km/l)
Cidade etanol 11,5
Rodovia etanol 17,9
Média PECO 14,38
Autonomia (km) 618,3

 

• PREÇOS E CUSTOS Mercedes-Benz A 200 Sedan Advance 1.3
Carro testado R$176.900
Versão básica R$146.900
*Desvalorização (1 ano) 12,30%
Garantia 2 anos
IPVA (4%) R$7.076
**Seguro R$3.840
Revisões (até 30 mil km) R$4.700

*Fonte: FIPE
**Fonte: Solid Seguros

 

• AVALIAÇÃO MERCADO Mercedes-Benz A 200 Sedan Advance 1.3
Preço básico 6
Preço completo 7
Consumo médio 10
Autonomia 8,5
Garantia 6
Seguro 10
Revisão 7,5
Desvalorização 10
Pintura 10
Média final 8,3

 

• NOSSA AVALIAÇÃO  Mercedes-Benz A 200 Sedan Advance 1.3
Carroceria 7,3
Segurança 7,8
Conforto de rodagem 7,3
Propulsão 7,8
Comportamento 8
Média final 7,7

 

Fotos: Divulgação

 

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