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Avaliação: Bronco Sport tem alma off-road e marca nova fase da Ford

Ford Bronco Sport Wildtrack 2022

SUV 4×4 estreia no Brasil em versão única, Wildtrack, com preço acima dos R$ 250 mil para enfrentar de Jeep a Land Rover

 

 

 

Se a nível global a nova linha Bronco carrega a responsabilidade de ressuscitar um nome de peso entre os SUVs do passado, no Brasil o modelo desembarca este mês com responsabilidade dupla: além de resgatar o icônico batismo, o Bronco Sport marca a nova fase da Ford no Brasil como importadora. Quais cartas o modelo tem na manga para isso?

Para estrear a linha de SUVs 4×4 no Brasil, a Ford optou pelo Bronco Sport, com estrutura monobloco – além dele, a gama nos Estados Unidos é formada pelo Bronco 2 portas e Bronco 4 portas, ambos com estrutura do tipo carroceria sobre chassi. O Sport destaca-se pelas linhas predominantemente retilíneas, ao estilo ‘caixote’ – no melhor sentido da palavra. O logotipo da Ford foi substituído pelo nome Bronco o pela imagem de um cavalo dando coice em elementos como grade, rodas e até volante – o tradicional oval azul aparece unicamente à esquerda da tampa do porta-malas.

O Bronco Sport possui 4.386 mm de comprimento, 1.888 mm de largura, 1.813 mm de altura e 2.670 mm de distância entre eixos. Para efeito de comparação, ele é 18 mm mais curto, mas 69 mm mais largo e 160 mm mais alto que um Compass Trailhawk.

Apesar do porte semelhante ao Jeep nacional, o Bronco Sport chega para encarar modelos de marcas premium, como Land Rover Discovery Sport e Jaguar E-Pace – na visão da Ford, o modelo também poderá fisgar eventuais clientes de BMW X1, Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA (embora nem todos tenham tração 4×4 ou qualquer proposta off-road). Desta forma, o Bronco Sport estreia em versão única, Wildtrack, por R$ 256.900.

O acabamento Wildtrack equivale às versões Badlands e First Edition, topos da gama nos Estados Unidos. Sem opcionais, o SUV traz de fábrica 9 airbags, faróis full LED, bancos dianteiros com aquecimento, central multimídia Sync 3 com tela de 8” com espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay, sistema de conectividade remota FordPass Connect, sistema de som Bang & Olufsen, carregador de celular por indução, chave presencial partida do motor por botão e teto solar elétrico.

A lista é composta ainda por diversos recursos de assistência à condução, como alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, sensor de pontos cegos, sistema de alerta de saída involuntária de faixa com correção ativa do volante, controle de cruzeiro adaptativo com função stop & go, leitor de placas de trânsito e farol alto automático

Capacidade off-road

Ainda que o pacote tecnológico impressione, o Bronco Sport traz no DNA a capacidade off-road da gama de SUVs. Todo o projeto do modelo foi desenvolvido com foco na aptidão fora-de-estrada, desde os bons ângulos de entrada (30,4º), saída (33,1º) e de transposição em rampa (24,4º), passando pela altura elevada do solo (223 mm) e pela presença de dois ganchos de reboque frontais. A capacidade de imersão em trechos alagados é de 600 mm.

Toda a suspensão (McPherson, na dianteira; multibraço, na traseira) foi concebida com a tecnologia H.O.S.S., sigla para “alta performance na estabilidade off-road”. Isso inclui braços de alumínio forjado no eixo dianteiro, que representam redução de 40% no peso do conjunto.

O sistema de tração 4×4 do Bronco Sport conta com opção de bloqueio do diferencial traseiro e vetorização de torque nas 4 rodas, além do sistema chamado pela marca de “piloto automático off-road”. Essa tecnologia vai além de um assistente de descida em rampas convencional, permitindo o set up a baixas velocidades para controle automático do acelerador mesmo em pista plana ou subidas.

Para gerenciar a tração mais adequada para cada tipo de solo, o Bronco Sport traz o seletor de terrenos chamado de G.O.A.T. (sigla, em inglês, para “vá a qualquer tipo de terreno”), com 7 modos: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Rock Crawl (Rocha) e Lama/Terra. Os ajustes alteram os parâmetros de diversos sistemas, como direção, transmissão, controles de estabilidade e tração e ar-condicionado. Nos três últimos modos, uma câmera frontal é automaticamente ativada na tela multimídia a fim de auxiliar na transposição de obstáculos.

Nosso contato com o Bronco Sport aconteceu no Campo de Provas da Ford, em Tatuí (SP), em pistas de asfalto, lama e terra. Em trecho que simula rodovia, o SUV demonstrou respostas ágeis graças aos bons números de potência e torque gerados pelo motor 2.0 EcoBoost (da mesma família daquele utilizado no extinto Fusion), somente a gasolina, com 240 cv a 5.500 rpm e 38 kgfm a 3.000 rpm.

O câmbio automático de 8 marchas é ágil nas trocas e possui opção de mudanças manuais por borboletas no volante. A 120 km/h, em última marcha, o motor do SUV gira a 2.500 rpm. De acordo com dados do programa de etiquetagem veicular do Inmetro, o consumo do Bronco Sport é de 8,3 km/l, na cidade, e 10,1 km/l, na estrada.

Em curvas, o Bronco Sport deixa claro o foco na capacidade off-road. Macia e com curso longo de amortecedores, a suspensão permite a inclinação da carroceria em curvas. Segundo a Ford, o desenvolvimento da calibração da suspensão envolveu a engenharia local da marca, mas é o mesmo para os diferentes mercados do modelo.

Passando à pista off-road, o Bronco Sport mostrou estar “em casa”. O SUV enfrentou trechos com terra, lama, areia e cascalho com valentia, mesmo com pneus de uso misto (Pirelli Scorpion ATR 225/65R17). Os bons ângulos de entrada e saída e a altura elevada do solo garantem a transposição de crateras e rampas sem que o SUV saia de aventuras fora-de estrada com danos nos para-choques ou assoalho.

Cabine despojada

O acabamento interno do Bronco Sport é apenas correto, com material emborrachado na região superior do painel e bancos com revestimento que combina couro sintético bicolor e camurça – esqueça firulas como luzes ambiente em LED e arremates em black piano, elementos usados no Territory. As maçanetas internas, de plástico sem pintura, destoam de um modelo nessa faixa de preço. Todo o assoalho da cabine é emborrachado, a fim de facilitar a limpeza de barro e terra trazidos pelos pés – não há dreno de escoamento, o que impossibilita lavagem com água.

O espaço interno é compatível com o porte do Bronco Sport, com destaque para a ampla área para a cabeça no banco traseiro garantida pelo degrau no desenho do teto. Como em um típico carro estadunidense, também não faltam porta-objetos pela cabine, incluindo bolsos com zíper nos encostos dos bancos dianteiros e nicho sob o assento traseiro.

O porta-malas traz base emborrachada e uma divisória dobrável, que pode ser estendida e usada como uma espécie de estação de trabalho com o carro parado e a tampa traseira aberta – há três pontos de iluminação dedicados e tomadas 110V/12V para isso. Porém, durante o percurso de avaliação, a divisória revelou ser uma incômoda fonte de ruídos. A capacidade do porta-malas é de 580 litros na medição do assoalho ao teto, única medida disponibilizada pela Ford. Outros elementos que mostram a versatilidade do SUV da Ford são a abertura separada do vidro traseiro e um abridor de garrafas acoplado à carroceria.

O Bronco Sport chega para ser uma opção com melhor desempenho e capacidade off-road que o Territory, que seguirá como rival de vesões flex do Jeep Compass 2022. Já o novo SUV 4×4 irá encarar o Land Rover Discovery Sport, que parte de R$ 293.950 na versão S com motor 2.0 a gasolina. Outro possível rival é o Compass Trailhawk, que pode alcançar R$ 235.790 com todos os opcionais disponíveis. Capacidade off-road, personalidade e tecnologia são pontos-chave que podem fazer o Bronco Sport encontrar um lugar ao sol no segmento de SUVs 4×4. Resta à Ford conseguir convencer os clientes de que os tempos de Ka, Fiesta e EcoSport ficaram no passado.

 

• DADOS DE FÁBRICA
Ford Bronco Sport Wildtrack 2.0 2022
Motor Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha
Cilindrada 1.999 cm³
Potência 240 cv (G) a 5.500 rpm
Torque 38 kgfm (G) a 3.000 rpm
Câmbio Automático de 8 marchas, tração 4×4
Suspensão (dianteira / traseira) Indep. McPherson/Multibraço
Pneus e rodas 225/65R17
Freios (dianteira / traseira) Disco ventilado/Disco
Peso (kg) 1.718
Comprimento (mm) 4.386
Largura (mm) 1.888
Altura (mm) 1.813
Entre-eixos (mm) 2.670
Porta-malas (litros) 580 (até o teto)
Tanque de combustível (litros) 64
Preço R$ 256.900

 

• CONSUMO
Ford Bronco Sport Wildtrack 2.0 2022
Consumo Inmetro (em km/l)
Cidade 8,3
Rodovia 10,1
Média PECO (55% cidade/45% estrada) 9,1
Autonomia (km) 582

 

• PREÇOS E CUSTOS
Ford Bronco Sport Wildtrack 2.0 2022
Carro testado R$ 256.900
Versão básica (Exclusive) R$ 256.900
Garantia 3 anos
IPVA (4%) R$ 10.276
Revisões (até 50 mil km) R$ 5.545

 

Fotos: Divulgação

 

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