Aston Martin DBX707 2023

Considerado o SUV de luxo mais potente do mundo, DBX707 pode chegar a 310 km/h de velocidade máxima

 

A Aston Martin revelou uma nova versão superesportiva do SUV DBX. Com motor V8 biturbo de 707 cv, o modelo conquista o título de utilitário esportivo de luxo com motor a combustão mais potente do mundo. Nos Estados Unidos, o Aston Martin DBX707 2023 terá preço inicial de 232 mil dólares (o equivalente a mais de R$ 1,2 milhão na conversão direta).

Com uma óbvia referência à potência máxima no nome, o DBX707 traz sob o capô um motor 4.0 V8 biturbo fornecido pela Mercedes-AMG. Com extensas modificações feitas pela fabricante de origem britânica, alcança 707 cv de potência e 91,8 kgfm de torque. Em relação ao V8 do DBX “básico”, são 157 cv e 20,4 kgfm extras.

A ficha técnica do DBX707 faz o modelo superar com folga rivais como Lamborghini Urus (650 cv), Porsche Cayenne GT (640 cv) e Bentley Bentayga Speed (635 cv). Mesmo sem nenhuma eletrificação, o modelo da Aston Martin também supera híbridos, como o Cayenne Turbo S E-Hybrid (680 cv). Entretanto, o DBX707 fica atrás do novo Dodge Durango SRT Hellcat 2021, de 720 cv – que não é considerado um rival direto do britânico.

Ainda que não supere o Durango SRT Hellcat em potência, o modelo a Aston Martin ultrapassa todos os rivais e demais SUVs em velocidade máxima, com 310 km/h declarados – ante os 306 km/h do modelo da Bentley e 290 km/h do Dodge. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 3,3 segundos. Para suportar toda a potência e torque extras, o câmbio automático convencional foi substituído por um de dupla embreagem e 9 marchas, com caixa banhada a óleo.

A suspensão adpatativa a ar do novo Aston Martin DBX707 traz calibração exclusiva, enquanto o sistema de tração integral pode enviar 100% da força apenas para o eixo traseiro.  O sistema de freios traz novos discos carbocerâmicos de 420 mm de diâmetro na dianteira e de 390 mm, na traseira, sempre com seis pistões. Além da melhoria de eficiência térmica, o uso do material nobre nos discos representa redução de 40,5 kg de massa não-suspensa. 

A fim de acompanhar as mudanças mecânicas, o DBX707 adota visual exclusivo, com para-choque inédito, maiores entradas de ar e luzes de rodagem diurnas integradas. As rodas podem ter até 23 polegadas de diâmetro (22″ de série). Na traseira, o para-choque traz um generoso difusor integrado e quatro saídas de escapamento. Internamente, a nova versão do Aston Martin DBX ganhou bancos esportivos com detalhes em azul e novos botões integrados no console para desativação do controle de estabilidade.

Fotos: Divulgação

Share This