Fiat Argo e Cronos teste Latin NCap

Compactos da Fiat têm nota rebaixada em teste de auditoria feito pela instituição que avalia a segurança dos carros

 

O Latin NCap, programa que avalia a segurança dos carros novos vendidos no Brasil e demais países da América Latina, divulgou os resultados de uma nova bateria de testes. Nesta rodada, os compactos Fiat Argo e Cronos obtiveram zero estrela em uma avaliação de auditoria, que tem as 5 estrelas como nota máxima.

Com produção no Brasil (Argo) e na Argentina (Cronos), os compactos da Fiat foram avaliados nas versões básicas, com apenas dois airbags frontais e sem controle de estabilidade (ESC) de série. Opcionalmente, ambos podem ter o recurso eletrônico e também bolsas de proteção laterais (totalizando quatro airbags).

O hatch e o sedã compacto foram avaliados em provas de impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres. Os modelos alcançaram a pontuação de 24,3% na proteção de ocupantes adultos e 9,9% na proteção de crianças. Os compactos acumularam ainda os índices de 36,9% na proteção para pedestres e 6,9% em sistemas de assistência à segurança.

Os compactos da Fiat haviam sido avaliados anteriormente, em 2019, quando a classificação final havia sido de três estrelas para ocupantes adultos e quatro estrelas para proteção do ocupante infantil. A nova rodada, já sob protocolos mais rígidos de avaliação, faz parte dos processos de auditoria da entidade. De acordo com a nota do Latin NCap, a Fiat anunciou que irá melhorar este veículo em breve e solicitará que seja reavaliado para demonstrar as melhorias.

Além de Argo e Cronos, esta rodada de testes teve a participação do SUV Volkswagen Taos. O instituto avaliou as versões produzidas no México e na Argentina (estas, as que vêm para o Brasil) e ambas obtiveram a nota geral de 5 estrelas. O índice de proteção para ocupantes adultos e crianças alcançou a marca de 90%, enquanto a proteção de pedestres foi classificada com 61%. A relação de sistemas de assistências à condução permitiu ao SUV chegar ao índice de 85%.

Veja o novo teste dos Fiat Argo e Cronos:

Veja o teste do Volkswagen Taos:

Fotos: Divulgação

Share This