A atenção com os pneus é fundamental para garantir a segurança do motorista e dos ocupantes de um veículo. Mesmo sendo utilizado de forma correta, fatores externos como buracos, objetos pontiagudos ou as más condições das ruas e estradas podem fazer com que a durabilidade seja prejudicada ao longo do tempo. Veja abaixo como evitar os principais problemas que aparecem nos pneus.
Bolhas laterais
Segundo a fabricante de pneus Dunlop, as bolhas laterais podem ser ocasionadas quando a roda sofre impactos contra buracos, meios-fios e sinalizadores de via. Para reduzir a possibilidade de aparecimento das bolhas, a marca recomenda que ao avistar um possível obstáculo como um buraco, por exemplo, o ideal é reduzir a velocidade o máximo que conseguir (sem frear) e deixar o volante reto, reduzindo assim o efeito do impacto na lateral do pneu.
Corte lateral e rompimento da carcaça
Ao passar por buracos ou por cima de objetos pontiagudos como pedras e pregos, por exemplo, pode acontecer a ruptura da estrutura do pneu. A dica para minimizar os danos é, além de manter a atenção na via para não atingir algum objeto perigoso, manter a calibração de acordo com o recomendado no manual, já que trafegar com o pneu murcho pode facilitar o aparecimento de bolhas e cortes.
Desgaste irregular
Quando uma ou mais partes da banda de rodagem apresenta mais desgaste do que outras, isso pode ser sinal de que o pneu está com o desgaste irregular. Para evitar esse problema, a Dunlop recomenda manter a calibração sempre de acordo com o que diz o manual do carro, além de realizar regularmente o alinhamento, balanceamento e rodízio dos pneus.
Desgaste prematuro
Acontece quando pneu atinge de forma acelerada o TWI, o indicador de desgaste da banda de rodagem. Acelerações e frenagens bruscas com o arraste dos pneus podem acelerar o processo de desgaste e diminuir a vida útil do produto.
Pneu murcho ou vazio
Furos, cortes e vazamento na válvula podem fazer com o que o pneu perca pressão de ar. Ao trafegar com eles descalibrados ou vazios, pode ocorrer um lixamento nas laterais e o aparecimento de bolhas quando ele estiver inflado.