Acervo da marca exposto em São José dos Pinhais reúne modelos como Clio V6 e a primeira Scénic produzida no Brasil
A Renault iniciou uma exposição de carros históricos e clássicos no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), onde ficam as fábricas de veículos, motores e de injeção de alumínio da empresa. O acervo de 15 modelos, que conta com Clio V6 e a primeira unidade da Scénic produzida no Brasil, está exposto apenas aos funcionários da fabricante.
O acervo traz veículos nacionais que contam a história da marca, começando pelos modelos produzidos na década de 1960 pela Willys Overland do Brasil, sob licença da Renault. Entre eles, estão duas unidades do Gordini 1966 e um raro Interlagos conversível (este em processo de restauração).
A mostra possui ainda a primeira unidade da minivan Scénic produzida no Brasil, em 1998, e um dos primeiros exemplares do Kwid, de 2017, que recebeu assinaturas dos membros da equipe responsável pelo desenvolvimento. O sedã Fluence é exibido na versão de competição, com uma unidade utilizada durante o Campeonato Brasileiro de Marcas entre os anos de 2015 e 2018. Carros-conceito também estão expostos no Paraná, com exemplares da picape Oroch Concept e Duster Extreme, ambos exibidos em edições anteriores do Salão do Automóvel de São Paulo.
Além de modelos que se destacaram no Brasil, o acervo da Renault traz veículos globais, como uma réplica do Voiturette, construído em 1998 em comemoração aos 100 anos do primeiro veículo construído em 1898, e o 4 CV, primeiro automóvel francês a superar 1 milhão de unidades vendidas no mundo.
A lista de carros históricos da marca inclui uma unidade do raro Clio V6, esportivo de motor central-traseiro feito com base no hatchback, e um Mégane R.S. 2013, com motor de 265 cv. O acervo é composto ainda por um modelo de Fórmula 1, da Renault Sport, o R30, que competiu a temporada de 2010 com os pilotos Robert Kubica e Vitaly Petrov.
“Os modelos foram sendo incorporados ao acervo da marca ao longo dos 22 anos da Renault no Brasil. Para construir o futuro é necessário cultivar a nossa história de inovação.”, explica o diretor de Comunicação da Renault do Brasil, Caique Ferreira.
Fotos: Divulgação
Parabéns á RENAULT, tenho um GORDINI 1967 TOTALMENTE RESTUARADO, por min em perfeito funcionamento . Pena que a exposição não esteja aberta ao público em geral.
Esse exemplo deveria ser seguido por outras montadoras no Brasil.
Parabens Renault. tenho um megane 1.6 16 valvula ano 2003.excelente mecanica belo carro ..
moo em Aracaju S E