Marca italiana será uma das primeiras da Stellantis a completar a transição para veículos 100% elétricos
O planejamento estratégico das 14 marcas da Stellantis prevê avanço rápido da eletrificação até o fim desta década. E uma das primeiras marcas a definir a transição total para a mobilidade elétrica é a Alfa Romeo, que venderá somente carros 100% elétricos a partir de 2027.
A revelação foi feita esta semana por executivos da Stellantis durante a apresentação de resultados da companhia no primeiro semestre. A estratégia da Alfa Romeo será focada em mercados-chave, como China, Europa e Estados Unidos.
Ainda não há confirmação de quando o primeiro Alfa Romeo 100% elétrico será lançado. Rumores apontam que o modelo pioneiro pode surgir em 2023, com plataforma compartilhada com futuros SUVs compactos elétricos das marcas Fiat e Jeep, que terá uma espécie de mini-Renegade elétrico.
Antes disso, a Alfa Romeo deverá lançar entre 2021 e 2022 seu primeiro híbrido do tipo plug-in. O modelo deverá ter visual inspirado no conceito Tonale, de 2019. Já a partir de 2024, toda a gama da marca deverá ter algum tipo de eletrificação. A revelação sobre o futuro elétrico da Alfa Romeo foi feita poucas semanas depois de a Stellantis anunciar quatro inéditas plataformas para veículos elétricos do grupo.
As bases STLA Small (compactos), STLA Medium (médios), STLA Large (grandes) e STLA Frame (picapes) darão origem a novos modelos elétricos para as 14 marcas do grupo. De acordo com cada projeto, a autonomia poderá variar entre 500 km e 800 km.
Fotos: Divulgação