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Van elétrica JAC iEV750V

Utilitário estreia com autonomia de 280 km e promete custo de recarga de R$ 0,20 por km rodado

 

 

 

A JAC lança no Brasil a iEV750V, van de carga 100% elétrica. O utilitário chega em julho com autonomia de até 280 km e preço inicial de R$ 386.990.

A van iEV750V é o sexto modelo 100% elétrico da JAC atualmente à venda no País, junto ao iEV20 (subcompacto), iEV40 (SUV), E-JS4 (SUV), iEV330P (picape) e iEV1200T (caminhão). O foco do veículo comercial será na utilização em frotas de empresas para entregas urbanas, como já ocorre com o iEV1200T.

O motor elétrico da JAC iEV750V produz 163 cv de potência e 76,5 kgfm de torque. O utilitário traz bateria de 92 kWh de capacidade, capaz de entregar 280 km de autonomia com o modo ECO acionado (aumenta a regeneração de carga nas desacelerações e frenagens) e ar-condicionado desligado. Sem estes recursos, o alcance é de 235 km. O compartimento de carga possui volume de 12,3 m3 – a capacidade total de carga é de 1.540 kg.

De série, a van elétrica da JAC traz ar-condicionado com ajuste digital, vidros e retrovisores elétricos, sistema de som, direção assistida, faróis de neblina, volante multifuncional e ajuste elétrico de altura dos faróis. O acesso ao compartimento de carga é feito por meio de porta traseira bipartida.

Segundo a JAC, uma das vantagens da van iEV750V é o menor custo de utilização e manutenção em relação a um veículo de mesmo porte com motor a diesel – no modelo elétrico, não há itens como câmbio, embreagem, bicos injetores, bomba de injeção, óleo, filtros, catalisador ou correias. Para “encher o tanque” (bateria) com uma carga de 92 kWh, na média de custo de energia elétrica no Estado de São Paulo, são necessários R$ 55 (R$ 0,60/kWh), o que equivale à média de R$ 0,20 por km rodado.

Além do custo de uso menor, a empresa ressalta o ganho ecológico do modelo, que não emite poluentes. Nos cálculos da empresa, uma van a diesel que rode, em média, 40.000 km por ano, emite cerca de 20 toneladas de CO2 no período. Em 10 anos, são 200 toneladas para cada veículo de uma frota, passivo que seria zerado com elétricos como a iEV750V.

Fotos: Divulgação

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