Sem tecnologia híbrida, SUV médio mantém o motor 1.5 turbo e estreia pacote de recursos semiautônomos
Ainda não foi desta vez que o Honda CR-V híbrido, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, chegou ao Brasil – o pioneiro na estratégia local de eletrificação da marca será o Accord e:HEV, no segundo semestre. A linha 2021 do Honda CR-V surge com mudanças no visual, reforço na lista de itens de segurança e com consumo menor, mesmo mantendo o mesmo 1.5 turbo de antes. Qual a “mágica” por trás disso?
A quinta geração do CR-V continua a ser importada dos Estados Unidos em versão única, Touring, por R$ 264.900. O modelo recebe as mudanças adotadas por lá no fim de 2019, com novos para-choques, grade redesenhada, rodas inéditas, lanternas escurecidas e saídas de escapamento retangulares. O modelo continua a ser oferecido nos triviais tons externos preto, prata e branco.
Do lado de dentro, o CR-V 2021 ganhou novo desenho do console central, que passa a abrigar um carregador de celular por indução e duas entradas USB. O porta-objetos entre os bancos agora conta com uma nova bandeja retrátil, permitindo o armazenamento de objetos maiores, como tablets e nécessaires.
O teto solar elétrico, antes convencional, passa a ser do tipo panorâmico, com duas “folhas” de vidro – sendo a primeira com abertura elétrica. O SUV também recebeu pacote de recursos semiautônomos Honda Sensing, com controle de cruzeiro adaptativo com função stop & go, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, sistema ativo de manutenção de faixa e alerta de saída involuntária de faixa.
Mesmo motor, mas com menor consumo
Apesar de ter o híbrido RAV4 SX (R$ 276.440) como principal oponente, o Honda CR-V 2021 manteve como única opção a motorização 1.5 turbo, a gasolina, de 190 cv a 5.600 rpm e 24,5 kgfm de torque entre 2.000 e 5.000 rpm. O câmbio permanece automático do tipo CVT e a tração, integral permanente (AWD). A única alteração no conjunto é o acréscimo do sistema start-stop, chamado pela Honda de Idle Stop.
O conjunto mecânico é competente para fazer o CR-V embalar, mas sem sensação de sobra (ou falta) de potência – na balança, o SUV médio acusa 1.629 kg, o que confere a ele relação peso-potência de 8,6 kg/cv (a mesma de um Jeep Compass 1.3 Série S). O entrosamento entre o 1.5 turbo e a caixa CVT agrada, com simulação de 7 marchas mesmo em Drive e opção de trocas pelas borboletas. Por padrão, a Honda não divulga dados de desempenho, como aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima.
A suspensão (McPherson, na dianteira, e multibraço, na traseira) revela acerto feito para agradar ao público estadunidense, com bom isolamento das imperfeições do asfalto. Apesar disso, o CR-V é um SUV “na mão” em curvas mais fechadas, mesmo com os generosos 2.660 mm de entre-eixos. A tração integral permanente (AWD) prioriza a força no eixo dianteiro, fazendo a distribuição automaticamente, conforme a necessidade.
O consumo de combustível, aferido no padrão do Inmetro, melhorou com a adoção do start-stop (Idle Stop) quando comparado à linha anterior do CR-V. Na cidade (onde a tecnologia é predominantemente usada), a média de gasolina melhorou de 10,4 km/l no anterior para 11 km/l no CR-V 2021.
A “sede”também diminuiu em rodovia, passando de 11,9 km/l para 12,3 km/l – uma das explicações para isso pode estar na adoção do sistema de grade ativa, com persianas que se fecham em velocidade de cruzeiro para reduzir o arrasto aerodinâmico. Em nosso percurso de avaliação entre cidade e estrada, com ar-condicionado ligado e modo Econ desativado, registramos a média de 9,6 km/l.
Pacote único
Bons detalhes da cabine do Honda CR-V são a opção de memórias de ajuste elétrico para o banco do motorista, o espelho acoplado ao porta-óculos para vigiar crianças no banco traseiro, a operação automatizada da tampa traseira (basta passar o pé sob o para-choque para a abertura) e o gráfico no quadro de instrumentos com a distribuição em tempo real da tração em cada uma das rodas.
Recheada, a lista de equipamentos do CR-V também engloba itens como faróis full LED (incluindo os de neblina), alerta de baixa pressão dos pneus (iTPMS), sensores crespuscular e de chuva, seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de saída em rampas, head-up display, ar-condicionado digital de 2 zonas, rodas de 18”, bancos em couro, sistema de som com 8 alto-falantes e subwoofer, chave presencial com partida remota e freio de estacionamento eletromecânico com retenção automática (brake-hold),
Apesar da boa lista de itens de série, o CR-V Touring 2021 mantém aspectos que destoam desta faixa de preços, como a central multimídia de tamanho discreto (7”) e interface datada, além do antiquado botão para zerar o hodômetro (e demais funções do computador de bordo) alojado em uma haste no quadro de instrumentos, como nos Honda nacionais.
O sistema LaneWatch, que replica na tela multimídia a imagem de uma câmera do retrovisor direito ao acionar a “seta”, por vezes atrapalha o motorista ao interromper a visualização da navegação GPS – talvez um sensor de pontos cegos, com luz de alerta amarela diretamente nos espelhos, fosse mais simples e eficaz ao englobar também o retrovisor esquerdo.
O Honda CR-V Touring 2021 mostra esperada evolução ao englobar os mais recentes recursos de assistência à condução e novos itens na cabine. Porém, apesar de ajudar na redução do consumo, a adoção do sistema start-stop parece limitada na comparação com o rival Toyota RAV4 Hybrid. Afinal, o oponente traz mais potência (222 cv) e menor consumo (14,3 km/l na cidade) por diferença de preço inferior a 5%. Argumentos que só reforçam a ideia de que está na hora de o CR-V híbrido finalmente aterrissar no Brasil.
Ficha técnica do Honda CR-V 2021
• DADOS DE FÁBRICA |
Honda CR-V Touring 1.5 2021 |
Motor | Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha |
Cilindrada | 1.498 cm³ |
Potência | 190 cv (G) a 5.600 rpm |
Torque | 24,5 kgfm (G) de 2.000 a 5.000 rpm |
Câmbio | Automático do tipo CVT, simulação de 7 marchas, tração integral permanente (AWD) |
Suspensão (dianteira / traseira) | Indep. McPherson/Indep. Multibraço |
Pneus e rodas | 235/60R18 |
Freios (dianteira / traseira) | Disco ventilado/Disco |
Peso (kg) | 1.629 |
Comprimento (mm) | 4.631 |
Largura (mm) | 1.855 |
Altura (mm) | 1.689 |
Entre-eixos (mm) | 2.660 |
Volume do porta-malas (litros) | 522 |
Tanque de combustível (litros) | 57 |
Preço básico | R$ 264.900 |
• CONSUMO |
Honda CR-V Touring 1.5 2021 |
Consumo Inmetro | |
Cidade (G) | 11 km/l |
Rodovia (G) | 12,3 km/l |
Média PECO
(55% cidade/45% rodovia) |
11,6 km/l |
Autonomia | 661 km |
Fotos: Caio Mattos/Divulgação
Parece bom o veículo. As 2.0 são inigualáveis em tudo. Inventaram essa de 1.5 turbo alegando redução de preço porém, estes estão muito salgados. O veículo em si em agradável.
É aquilo, compra quem quer! As pessoas dizem; “nesse preço pego um BMW, Audi, Mercedez, Volvo”. To Feliz com meu Fit….
Parece piada o preço R$ 264Mil