Sedã Accord recebe atualizações visuais, sistema híbrido e novas funcionalidades no Honda Sensing, substituindo a versão Touring que é oferecida atualmente
A Honda apresentou hoje (9) o Accord híbrido, o primeiro modelo da marca com esse tipo de motorização no mercado brasileiro. Atualmente, o Accord está em sua 10ª geração, lançada no Brasil em 2018. Agora, ganha uma leve atualização visual, mais funções no Honda Sensing e a motorização híbrida. No modelo 2021, passará a ser oferecida somente essa versão do sedã, saindo de cena o Touring com motor 2.0 até então oferecido por R$ 257.900.
A Honda planeja que dois terços de todos os seus veículos vendidos sejam eletrificados até 2030, atingindo a neutralidade de carbono até 2050. Aqui no Brasil, a fabricante já havia anunciado que teria três modelos híbridos até 2023, sendo o Accord então o primeiro deles. As vendas começam no início do segundo semestre, quando o preço e a lista completa de equipamentos serão revelados.
Conjunto mecânico
O sistema chamado de eHEV possui dois motores elétricos e um a combustão, com três modos que se alternam automaticamente: EV Drive, Hybrid Drive e Engine Drive. O primeiro roda 100% com o motor elétrico, enquanto o segundo alterna os motores elétrico e a combustão conforme a necessidade. Já o modo Engine Drive faz uma conexão direta do motor a combustão com as rodas, por meio de um sistema de embreagem, otimizando a eficiência em condições como velocidades de cruzeiro.
O propulsor 2.0 a combustão DOHC i-VTEC rende 145 cv de potência e 17,8 kgfm de torque, enquanto o motor elétrico de tração entrega 184 cv e 32,1 kgfm. O módulo de baterias é formado por 36 células. Segundo a fabricante, o sedã oferece consumo médio de 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada, conforme os dados de etiquetagem do Inmetro.
Atualização visual
Visualmente, o sedã recebe grade frontal e para-choque novos, abrigando o radar do sistema Honda Sensing, além de faróis em LED, logotipo com moldura azul, novas rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento escurecido e para-choque traseiro com novo acabamento na parte inferior.
Por dentro, passa a trazer conexão sem fio para smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, mais duas saídas USB no banco traseiro e carregador por indução mais potente. Destaque para o Honda Sensing com nova tecnologia que ativa o freio em manobras de baixa velocidade se detectar risco de colisão, além de ganhar alerta de esquecimento nos bancos traseiros. O sistema conta ainda com Adaptative Cruise Control, assistente de permanência em faixa, frenagem automática e alerta de colisão frontal.
A lista de itens de segurança do Accord também traz controle de estabilidade e tração, monitoramento de pressão dos pneus e oito airbags (dianteiros, de cortina, laterais e de joelho para o motorista e passageiro da frente).
Fotos: Divulgação