Interrupção por 1 semana na produção de veículos e motores ocorrerá em unidades nos estados de São Paulo e Paraná
Toyota e Renault anunciaram a paralisação na produção de automóveis e motores no Brasil devido ao avanço da pandemia da Covid-19 em 2021. Ambas irão interromper as atividades a partir desta segunda-feira (29), com duração prevista de 1 semana – o retorno está previsto para o dia 5 abril.
Na Toyota, a interrupção é válida para as quatro unidades industriais da marca, localizadas nas cidades de São Bernardo do Campo, Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz, todas no estado de São Paulo. A decisão foi tomada em conjunto com os sindicatos locais.
“A medida tem como objetivo contribuir com a redução de circulação de pessoas no momento mais crítico da pandemia no País, além de atender a antecipação de feriados por parte de autoridades em algumas dessas regiões”, explica a Toyota, em nota. Em São Bernardo do Campo, Sorocaba e Porto Feliz, o retorno está previsto para 5 de abril, enquanto a unidade de Indaiatuba será reativada no dia seguinte, 6 de abril.
Na Renault, a paralisação na fábrica de São José dos Pinhais (PR) está prevista para o período de 29 de março a 1º de abril, já considerado o feriado de 2 de abril. Com isso, a produção será retomada em 5 de abril. “A decisão tem como objetivo contribuir para o isolamento social neste momento em que diferentes cidades adotaram medidas mais restritivas, e em alinhamento com o Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba”, detalha a Renault, em nota.
Além de Toyota e Renault, Volkswagen e Nissan anunciaram publicamente a paralisação na produção de automóveis em razão do aumento de número de casos e mortes por Covid-19 em 2021. Entre os veículos comerciais, Mercedes-Benz, Volvo e Scania tomaram a mesma decisão.
Fotos: Arquivo
Ok