Sucessor do Cactus na Europa, crossover também aparece em desenhos de versão com motor a combustão
A Citroën registrou, no Brasil, os desenhos da nova geração do C4, sucessor do Cactus na Europa. O crossover foi catalogado no Brasil na versão 100% elétrica, chamada de e-C4, e também na configuração com motor a combustão. Apesar disso, o crossover ainda não tem previsão de chegada ao País.
Nos desenhos registrados pela Citroën no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), é possível notar duas versões de acabamento do novo C4. A mais simples não traz pintura nos retrovisores e maçanetas, além de adotar calotas e iluminação simples, com faróis halógenos e sem luzes de neblina. Já a mais completa exibe faróis full LED, rodas de liga leve e sensores no para-choque dianteiro.
A principal diferença entre elas, entretanto, pode ser notada pela traseira: enquanto a mais simples exibe saída de escapamento do lado direito, o C4 mais completo não traz nenhuma saída, o que confirma se tratar da versão 100% elétrica. O plugue de recarga é alojado exatamente no mesmo local do bocal de abastecimento das versões a combustão.
De acordo com a assessoria de imprensa da Citroën do Brasil, o registro de desenhos no INPI faz parte de um protocolo mundial da fabricante em relação a patentes. “A Citroën não possui nenhum plano de vender este modelo no Brasil”, informa a nota da empresa.
Como é o novo Citroën C4?
Tratado pela matriz da Citroën como um hatch (assim como o C4 Cactus), o novo C4 é uma espécie de crossover, com mistura de elementos de hatches, SUVs e cupês. Na dianteira, o modelo mantém o arranjo de faróis divididos em “andares”, assim como uma releitura mais branda dos airbumps nas laterais.
A traseira é o ponto mais ousado do visual do novo C4. Com queda do teto que remete aos cupês, como fez a Volkswagen com o Nivus, o crossover da Citroën traz um aerofólio pronunciado, que divide o vidro traseiro. As lanternas, em LED, possuem desenho irregular e são interligadas por uma barra em preto brilhante.
O novo C4 possui 4.360 mm de comprimento, 1.800 mm de largura, 1.525 mm de altura e 2.670 mm de distância entre eixos. Para efeito de comparação, o C4 Cactus brasileiro mede, na ordem: 4.170/1.714/1.563/2.600 mm.
Na mecânica, o C4 oferece opções a gasolina, diesel ou 100% elétrica. O modelo plugável possui 138 cv de potência e bateria de 50 kWh, com autonomia de 350 km no ciclo WLTP. Entre os motores a gasolina, o crossover traz o 1.2 PureTech de 100 cv, 1.2 PureTech Turbo de 130 cv e 1.2 PureTech Turbo de 155 cv.
*Atualizada em 25/3 com a resposta oficial da Citroën do Brasil
Fotos: Divulgação e reprodução