A Peugeot oficializou a chegada do hatch 308 reestilizado ao Brasil. A novidade mostra a intenção da marca francesa de recuperar volume de vendas, pois nos dois últimos anos teve queda acentuada em todos os modelos.

“A atualização da gama que a Peugeot está fazendo no Brasil demonstra claramente a nossa intenção de aumentar a participação de mercado a partir de 2016. Nossos carros principais serão o 208 [hatch compacto] e o 2008 [crossover compacto], e quanto ao 308 esperamos que mantenha as 3.520 unidades emplacadas por ano”, disse Ana Theresa Borsari, diretora-geral da marca no país, durante evento de lançamento em Guarujá, litoral sul de São Paulo.

Segundo ela, espera-se que 208 e 2008 cresçam 30% no próximo ano. A participação de mercado da Peugeot este ano deve ficar em 1,1%, e Ana Theresa não faz previsões para o ano que vem.

Dianteira ficou parecida com o carro europeu, mas plataforma é antiga
Veja a gama do hatch:

Peugeot 308 Allure 1.6 manual: R$ 69.900
Principais equipamentos: Ar-condiconado dual zone, rodas de liga leve aro 17, seis airbags, teto panorâmico, luzes de condução diurna de led, sensor de estacionamento, acendimento automático dos faróis, kit multimídia com tela de sete polegadas.

Peugeot 308 Allure 2.0 automático: R$ 75.900
Acrescenta controle de estabilidade.

Peugeot 308 Griffe 1.6 THP automático: R$ 82.900
Acrescenta sensor de estacionamento dianteiro, câmera de ré, GPS, bancos de couro e rodas diamantadas.

A marca francesa estima que o segmento de hatchs médios chegue a 44 mil unidades anuais. Com isso, ao vender os já citados 3.520 por ano, garantiria 8% de participação (isso vale para 2015 e 2016). Os principais concorrentes do hatch da Peugeot são Ford Focus, Chevrolet Cruze e Fiat Bravo. No caso da versão THP, que é mais cara, os concorrentes também são Volkswagen Golf 1.4 (topo de linha) e Hyundai i30.

O mix de vendas esperado pela Peugeot é de 50% para a versão de entrada Allure (manual), 30% do Griffe THP e 20% do Allure automático.

Para incentivar as vendas do novo 308, a Peugeot realiza ações de marketing. Quem já é dono de um carro da marca e quer comprar o hatch ganha três anos de revisões sem custo, R$ 3.000 de bônus que podem ser usados na rede de concessionárias e um celular Sony Xperia Z3.

Lanternas traseiras ganharam desenho de LED mais definido

O QUE MUDOU
Por fora, a linha 2016 do Peugeot 308 traz mudanças relevantes na dianteira, com os novos faróis (com máscara negra) e luzes de condução diurnas em LED. Grade, parachoque e capô também mudaram, este com o leão símbolo da marca reposicionado. Na traseira, as mudanças são menores: apenas as luzes de LED ganharam novo desenho. O hatch é fabricado na Argentina; na Europa já está em nova geração.

As mudanças no desenho do 308 foram inspiradas em nossos carros-conceitos, como o Exalt e o Onyx”, disse Frederico Battaglia, diretor de marketing para o Brasil.

Por dentro, as novidades são o painel redesenhado com botões reposicionados e acabamento em piano black; teto panorâmico; volante revestido em couro; novo tecido dos bancos; central multimídia que aceita aplicativos Apple CarPlay e MirrorLink.

São três opções de motorização, contando com a estréia na gama do hatch do 1.6 THP flex de 173 cv e 24,5 kgfm (etanol) acoplado a caixa de câmbio automática de seis velocidades, esta com relação de marchas alongada; o 1.6 Flexstart de 122 cv e 16,4 kgfm, com câmbio manual de cinco velocidades que sofreu calibragem para diminuir o consumo; e o 2.0 Flex de 151 cv e 22,4 kgfm, acoplado a câmbio automático de seis velocidades.

O 308 THP oferece o modo Eco, que melhora o consumo em 7,5%, e o modo Sport, que deixa a tocada do carro mais forte, segundo a montadora. As suspensões também passaram por mudanças em todas as versões.

Instrumentos não mudaram, mas ergonomia é boa
IMPRESSÕES
CARRO ONLINE dirigiu o novo 308 de São Paulo ao litoral na quarta-feira (28), durante o lançamento oficial. Avaliamos a versão Griffe com o motor 1.6 THP. 
Logo no primeiro trecho de estrada, o propulsor mostrou serviço.

O 308 tem ótima aceleração e atinge facilmente os limites de velocidade da via. Nas retomadas para ultrapassar, oferece torque de sobra para fazer a manobra com segurança. O câmbio automático de seis velocidades trabalha bem, sem trancos. No entanto, o novo acerto deixou as suspensões macias demais.

Motor THP flex entrega 173 cavalos com etanol (166 cv com gasolina)
A direção eletro-hidráulica se mostra leve e ágil na cidade, enrijecendo quando o 308 está numa estrada em velocidades mais altas. O isolamento acústico da cabine é eficiente e a posição de dirigir é boa; o posicionamento dos comandos no painel ficou melhor, permitindo ao motorista a ter acesso a eles sem tirar a atenção da pista. O espaço interno é amplo: até mesmo quem vai atrás de um motorista com cerca de 1,80 metro não se sente esmagado.

No geral, o Peugeot 308 faz jus à proposta do segmento e até agrada mais do que alguns concorrentes. O problema pode ser o preço, mas isso pode não afetar o desempenho nas vendas. Afinal, a Peugeot quer posicionar o modelo acima dos demais no segmento no que se refere à lista de equipamentos — mesmo que isso o deixe mais caro.

Avaliação técnica completa na edição #265 (novembro) da CARRO
Viagem a convite da Peugeot do Brasil

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