Revelado há 25 anos, Renault Twingo revolucionou os carros subcompactos
com soluções práticas e carisma irresistível
Apresentado no Salão de Paris de 1992, o Renault Twingo de primeira geração cativou fãs no mundo todo com seus exíguos 3,43 m de comprimento (25 cm menor que um Kwid) e visual que parecia saído de um desenho animado. Veja nas fotos como a composição dos faróis dianteiros e do para-choque se assemelha a uma face. Quem não gosta de carro pequeno acha feio, mas teve muita gente que abraçou o pequenino como seu veículo de estimação.
O projeto do Twingo abriga soluções tão simples quanto inteligentes para aproveitar ao máximo seu espaço interno e reduzir custos de produção e manutenção. Uma marca registrada é o banco traseiro com ajuste de distância e rebatível tanto para frente quanto para trás, que possibilitava tanto ampliar o porta-malas como fazer uma “cama” com o rebatimento total dos bancos dianteiros.
Na França, vinha com motor 1.2 8v (C3G) de 55 cv de potência, com injeção monoponto. Em 1996, ganhou injeção multiponto (D7F). Ao fim de 2000, passou a ser 16 válvulas e chegou a 76 cv de potência (D4F) até o fim de sua produção em 2007. Ainda foi produzido no Uruguai entre 1997 e 2003 com os mesmos motores 1.0 de 8v (D7D) e 16v (D4D) do Clio. O último Twingo da primeira geração foi fabricado na Colômbia em 2012. Curiosamente, tinha motor 1.2 16V fabricado no Brasil, país ao qual o subcompacto chegou apenas por importação – algo que não o impediu de amealhar uma legião de adoradores também por aqui.
Paixão à primeira vista
O administrador de empresas Christian Gerschkovich, 66 anos, é um dos organizadores dos encontros mensais do Twingo Clube em São Paulo/SP. Desde os anos 60, quando via os Gordinis da equipe Willys em Interlagos, Christian teve uma vida automobilística passionalmente ligada à Renault de tal forma que, nos anos 70, quando não havia carros da marca à venda no Brasil, comprou uma Belina I (cujo projeto original era o mesmo do Renault 12) e trocou os logotipos dianteiro e traseiro da Ford pelos da marca francesa.
Quando visitou a França em 1994, conheceu o Twingo e ficou fascinado. A unidade das fotos foi comprada por ele no ano seguinte e já ultrapassou os 252 mil km rodados. “Mandei colocar as rodas no dia em que comprei o carro”, conta Christian, que aumentou os pneus passou de 145/70 para 165/70, mas manteve o aro 13. No projeto original, o tamanho restrito dos pneus permitiu às caixas de roda serem menores, o que ajudou a ampliar o espaço interno. “Se colocar um pneu 175 já raspa”, afirma, explicando outras modificações que fez no visual de seu carro, como os frisos laterais com a inscrição “Gordini”, que são acessórios de concessionária para o Twingo francês.
Um detalhe interessante nesta unidade são os faróis de longo alcance. Apesar de originais, são raros na primeira leva de Twingos que veio ao Brasil porque eram muito caros: R$ 500 na época, ou mais de R$ 2.600 no valor corrigido pelo índice IGP-M. Aliás, também em valores corrigidos, o Twingo de Christian custou por volta de R$ 64 mil.
Por outro lado, apesar de ser um veículo raro no Brasil, Christian relata que não há muito drama para encontrar peças mecânicas para o Twingo, mesmo para o motor 1.2 francês. Na opinião do dono, o problema são as peças de acabamento, como os seletores do ar-condicionado no painel, que sentiram mais a ação do tempo. Assim como a suspensão que, claro, não foi projetada para o asfalto “lunar” das ruas brasileiras.
O pequeno Renault compensa esses detalhes no posto de gasolina. Mesmo bastante rodado, o Twingo de Christian ainda faz 15 km/l em rodovia e 12 km/l na cidade. “Esse carro é excepcional. Não dá problema algum. Eu não vendo de jeito nenhum”, sorri o feliz proprietário de um “senhor” de 23 anos que parece cada vez mais atual.
*Texto originalmente publicado na edição 290 (Dezembro/2017) da Revista CARRO.
Já tive três twingos,sempre me deram muita alegria, não quebra nunca, super econômico, muito espaçoso, só quem curte o sapinho pode aquilitar o quanto esse francesinho é maravilhoso. Agora mesmo estou comprando um 1999 1.2 para restaurar, vai ficar como novo para curti-lo como segundo carro para o dia a dia. Em 3 meses o meu sapinho desfilará como se tive saído da fabrica. Twingo jamais deveria deixar o Brasil…
Estou á procura de um Twingo para comprar, tive um 1999 em 2.000, vendi em 2.007. A partir de 2.000 quando tive meu Twingo, já tive 11 carros franceses, e três Nissans, nenhum me deu problema significativo. Atualmente tenho: uma Frontier 2019 com 6.500km(devido epidemia), um Nissan máxima 3.0V6 1994, e um Citroen Xsara VTS 1.8 16v
Olá boa tarde, tenho 37 anos e possuo um Twingo 2001 1.0 8v a mais ou menos dois anos, carro excelente, ótima mecânica e lataria muito boa, o meu não tem ponto algum de oxidação e olha que moro em Santos cidade de praia, amo meu carro, não pretendo me desfazer dele nunca vai ficar para meus netos.
Olá, Paulo. O Twingo 2013 a que você se refere é de segunda geração, com plataforma completamente diferente. Só sobrou o nome. Como mencionado no texto, o último Twingo da primeira geração foi fabricado na Colômbia em 2012. Um abraço.
A matéria diz que o carro cessou a produção em 2007. Morei na França até 2015 e, possuía um Twingo 2013, visual completamente diferente, claro, aliás o carro ainda é produzido lá, basta acessar a renault.fr, para vê-lo.
Tambem tenho um Twingo há 25 anos ,comprei novo e ainda ando com ele
Sempre tive vontade de ter um fora de série que tivesse marcado época, então fiz uma pequena lista, e dentre os escolhidos estava o twingo, porém sabia que seria um garimpo para encontrar aquele mais íntegro possível. Após alguns meses procurando, consegui um bom exemplar 2001 pack, com apenas alguns detalhes à fazer. Tudo que sei ainda e que tem um motor D7D usados também usado no primeiro Clio, porém tenho dúvidas sobre a confiabilidade deste motor, pós pretendo deixa-lo o mais original possível.
Sou um mais novo proprietário de um Twingo 1995. Mais como o antigo proprietário não cuidava muito bem dele estou fazendo aos poucos uma reforma nele, e gostaria de contar com a ajuda de vcs no seguinte: os bancos estão péssimos e eu gostaria de saber se os bancos do Clio dão neles pq não achei ninguém que faça uma reforma com preço acessível para este veículo maravilhoso mais que está no mercado com um valor de 3000,00 a 7000,00. Muito obrigado!
Boa dia pessoal eu tenho um Twingo ano 99/2000 1.0 um ótima carro me deixa em todos os lugares numa me deixa na mão,só precisa de uma pintura p/ deixar ele mais lindo eu não me arrependo de ter comprado foi Amor a primeira vista o carro e Shows .
Tenho o meu aproximadamente 17 anos , um ano 1992 1.2 não empresto e nem vendo , só saio com ele os fins de semana
Boas sou de Portugal e cá o Twingo de 2001 é equipado com motor 1.2cc 16v e com 75cv.
Tenho um de 2001 (inittiali paris) comprado como carro de serviço com cerca de 1000km…mas a debitar 86 cv no chão e 90cv em teste diagnóstico, e não gasta mais por isso pelo contrário mais binário acresce aquando mais cavalagem… 6.5 em auto estrada e 7lts cidade, para um carro de 2001 e poucos na época com a mesma cilindrada e cavalagem não se pode pedir mais, pois o mesmo motor ainda equipa os novos twingos e clios e o consumo mantém-se…
neste momento tem 420.000km e só à cerca de 7000km levou pela primeira vez uma embraiagem, amortecedores na frente tirantes da barra estabilizadora e triângulos, aos 300.000km levou discos, de resto fora a manutenção normal (óleos, filtros etc…) tem sido um excelente segundo carro que por vezes tomou o lugar de primeiro em longas viagens de 600 a 700 kms carregado com bagagem e 4 pessoas, contudo e como qualquer viatura começa agora a dar algumas dores de cabeça eléctricas, de um modo geral uma vez que quando acontece e de modo geral, falha no fecho central, na direcção assistida progressiva, odometro (conta Kms) nos 4 airbags, radio deixa de baixar o som automaticamente consoante a velocidade e até potencia, electricistas da renault ainda não conseguiram detectar o porquê nem como… mas nunca ficou na estrada até ver… ressalvo e corrijo que no aspecto do comando da chave ai sim peca já lá vão cinco… a 150€ cada, mas tbm nunca pensei manter tanto tempo o twingo nem mesmo que fizesse tantos kms…que mais posso pedir ao brinquedo da família. Apesar de ser rendido aos carros alemães e nipónicos neste momento como carro nº 1 Um CRV 2000cc de 150cv diga-se que maravilhado estou, o twingo será para ficar nem que seja para museu. a todos boa viagem.
O melhor Renault que tive.
Tenho um initialli 2002 já fiz viagens com ele, Para SC, MG tbm não tenho o que reclamar, muito bom carro. Completo de tudo.
Bom dia Fernando . Obrigado por ter postado novamente a reportagem do meu Twingo . Já faz quase 1 ano que fizemos a reportagem . Ficou muito bacana e é sempre revê-la .
Tenho um 2002 1.0 8v ótimo carro minha relíquia
Legal!Com satisfação compartilho com a opinião do Cristian.Tive um Twingo 96 e esperava que o fabricante se inspirase no modelo para produzir veiculos com as caracteristicas do modelo citado ou seja pequeno por fora e grande por dentro.Ainda esta semana lamentando o fato acompanhei a aposentadoria do carrinho no desmanche.Fica aqui meu relato do carrinho legal bem humorado.
Excelente projeto, mesmo com mais de duas décadas de estrada….
Também tive um twingo pretinho ano 2001 e rodei com ele por aproximadamente 3 anos e nunca foi preciso fazer nada, a não ser; troca de óleo e colocação de combustível. Para não dizer que nunca quebrou nada, um dia, eu fui abrir a porta com pressa e quebrou a maçaneta interna.Comprei uma nova facilmente pelo mercado livre, por 35 reais.
Eu tenho um ano 2001 amo meu twingo me leva pra todos os lugares que preciso não me dá dor de cabeça está com 204 mil km original se eu pudesse compraria um outro mais novo e isso aí
Oi pessoal sou experiente em automobilismo creio que a Renault deveria reeditar esse ótimo projeto especialmente para o Brasil,também no segmento híbrido,pois ele já tem estrutura adequada para as modificações.