O Honda CR-V 2015 chega ao Brasil importado do México em versão única, a EXL, dotada de tração 4×4 permanente, câmbio automático e motor 2.0 i-VTEC FlexOne. Houve mudanças no visual, alinhando-o a Fit e HR-V, além de acréscimo de equipamentos. O preço: R$ 134.900.
O CR-V aderiu à identidade visual conhecida como Solid Wing Face, determinada pela grade frontal em “V” e com padrão colmeia, além de detalhes cromados. O conjunto óptico dianteiro ganhou luzes diurnas em LED. Atrás, há novo parachoque e um friso cromado sob a janela e avançando nas lanternas. As rodas de aro 17″ (pneus 225/65) ganharam novo desenho.
O modelo, que hoje a Honda descreve sem meio termo como um SUV (utilitário esporte), talvez pela oferta de tração integral, também passou por uma reformulação no interior, com novos materiais, tecnologias e conveniências. O ar-condicionado digital de duas zonas agora possui saídas para os ocupantes traseiros. Parte do habitáculo (volante, alavanca de câmbio, bancos etc.) tem revestimento em couro.
Uma novidade interessante do CR-V é a nova central multimídia com tela tátil de 7 polegadas, que hospeda um GPS integrado a informações de trânsito por radiofrequência (ou seja, sem necessidade de conexão à internet) de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. Também é possível utilizar conexão wi-fi para acesso à internet (apenas quando o veículo estiver parado). Também há entrada HDMI, para reprodução de mídia em alta definição.
Entre equipamentos que podem ser descritos como “mimos” ao proprietário estão a partida por botão e a abertura da porta do motorista por aproximação, determinada pela presença da chave com a pessoa que vai entrar. No entanto, itens já banalizados por carros mais baratos fazem falta, como algum tipo de assistente ativo de estacionamento: o máximo que o CR-V oferece é a função “tilt down” no retrovisor, para ver melhor a guia durante as balizas. Coisa que vários modelos da década passada já tinham.
O motor 2.0 é conjugado à tração 4×4 Real Time, que, segundo a descrição da Honda, “percebe e corrige automaticamente a falta de aderência nas rodas em terrenos escorregadios e acidentados”. Portanto, não se trata de um sistema por demanda, e não há marcha reduzida. O câmbio automático é de cinco velocidades. O propulsor entrega 150/155 cavalos de potência e 19,3/19,5 kgfm de torque (g/e). Não há tanquinho de gasolina para partida no frio: quando as portas são destravadas, a linha de combustível recebe aquecimento automaticamente.
Quanto à segurança, o CR-V 2015 entrega um pacote interessante, mas chama a atenção a falta de airbags para quem viaja no banco traseiro. Há controle de tração e estabilidade; direção com sistema que interpreta o movimento do motorista e previne a perda de controle do carro; assistente de partida em rampa; e airbags frontais, laterais e de cortina para motorista e passageiro da frente.
O novo CR-V tem três anos de garantia sem limite de quilometragem. O único opcional é a pintura metálica ou perolizada, que custa R$ 1.200.