lançamentos adiados

Avanço da pandemia de Covid-19 faz com que fabricantes revejam estratégias e posterguem novidades

 

A crise do novo coronavírus (Covid-19) está afetando todos os setores da economia global. Na indústria automobilística, muitas fábricas suspenderam a produção em países da Europa e nos Estados Unidos. O mesmo movimento foi seguido pelos fabricantes do Brasil e restante da América Latina. Outro efeito do avanço do novo vírus é o provável adiamento de lançamentos marcados para este primeiro semestre.

Listamos abaixo 8 das principais novidades para o Brasil que poderão ficar para o 2º semestre, período em que é estimada a diminuição dos índices de transmissão do novo coronavírus. Confira:

Fiat Strada

Fiat Strada

A segunda geração da Fiat Strada tem lançamento oficial agendado para os próximos dias 6 e 7 de abril. A nova picape já era produzida em série em Betim (MG) para que o abastecimento começasse logo na primeira semana de abril. Com o avanço do novo coronavírus, a marca deverá alterar a estratégia e data de lançamento, que previa inclusive ação promocional no Big Brother Brasil, da emissora Globo.

Em um comunicado, a empresa informou “o adiamento imediato de todos os eventos e ações de produto (lançamentos, apresentações, cursos e treinamentos, etc.) previstos no Brasil. Os mesmos serão reagendados oportunamente”.

A nova geração da Strada compartilha elementos com o Mobi (estrutura dianteira, portas, para-brisa e interior). A picape terá versões cabine simples e dupla, (esta última já revelada em fotos oficiais) com quatro portas e capacidade para cinco ocupantes. As configurações de entrada manterão o já conhecido motor 1.4 Fire de 88 cv, enquanto as mais caras adotarão o 1.3 Firefly de 109 cv, com câmbio manual de cinco marchas como única opção no lançamento. Futuramente, uma caixa automática do tipo CVT estará disponível para o motor 1.3.

VW Nivus

Volkswagen Nivus

O Volkswagen Nivus deveria estrear nas concessionárias brasileiras em meados de maio. Além de suspender todas as atividades nas fábricas do País, a marca irá postergar o lançamento do crossover derivado do Polo para o segundo semestre. O visual não é mais mistério desde que foi revelado pela empresa em uma conferência global.

Na cabine, o Nivus trará quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas de série, além de uma inédita central multimídia com internet 4G integrada. O crossover também estreará no Brasil o novo logotipo da marca e o volante de três raios do Golf 8.

O Nivus terá motor 200 TSI de 128 cv e câmbio automático de seis marchas – apesar de homologado, câmbio manual não deverá ser oferecido. A assessoria de comunicação da fabricante não retornou nossa solicitação.

Ford Ranger Storm Conceito

Ford Ranger Storm e Ford Territory

A Ford Ranger Storm seria lançada oficialmente entre os dias 16 e 18 março. A marca mudou os planos após o avanço do novo coronavírus – ainda não há uma nova data para a chegada da picape. A Ranger Storm terá visual inspirado no conceito de mesmo nome apresentado no Salão de São Paulo de 2018, com molduras plásticas ao redor das caixas de roda, adesivos na base das portas e rodas escurecidas, além de pneus de uso misto. O conjunto mecânico será o mesmo das versões topo de linha, formado pelo motor 3.2 turbodiesel de 200 cv e câmbio automático de seis marchas.

Outro lançamento da marca de origem americana que deverá ser afetado pela crise da Covid-19 é o SUV Territory. Além da expectativa de baixa demanda neste primeiro semestre, a origem do modelo torna inviável a importação do Territory no curto prazo: ele é produzido na China, epicentro da pandemia e que continua com a atividade fabril suspensa e/ou reduzida.

Baseado no chinês JMC Yusheng S330, o SUV possui porte de Jeep Compass e trará câmera 360º, controle de cruzeiro adaptativo, sistema de estacionamento automático, alerta de permanência em faixa e monitoramento de pontos cegos. Na China, o Territory possui motor 1.5 turbo de 145 cv e câmbio CVT. Por aqui, irá adotar sistema de injeção flex.

Procurada, a assessoria de imprensa da Ford não retornou até o momento da publicação da reportagem. A marca apenas distribuiu comunicado à imprensa confirmando a suspensão de suas fábricas no Brasil entre 23 de março e 13 de abril; na Argentina, onde a Ranger é produzida, a paralisação será de 25 de março a 6 de abril.

Mitsubishi ASX 2020

Mitsubishi Outlander Sport

Não se engane pelo batismo: o Mitsubishi Outlander Sport não se trata de uma derivação mais esportiva do conhecido Outlander. Este novo modelo, na verdade, será mais uma reestilização do conhecido ASX. Rebatizado, o SUV tinha estreia prevista para o segundo trimestre deste ano. Os planos, entretanto, poderão ser revistos após o avanço da pandemia.

A terceira reestilização do SUV compacto traz forte inspiração no “irmão” Eclipse Cross, com o qual compartilha a plataforma. Na cabine, a novidade será uma central multimídia com tela de 8 polegadas (antes, o visor tinha 7″). O motor 2.0 flex de 170 cv e 23 kgfm de torque (com etanol) do ASX será mantido no Outlander Sport, assim como o câmbio automático do tipo CVT.

A assessoria de imprensa do representante da Mitsubishi no Brasil não confirmou o adiamento de futuros lançamentos, mas disse estar tomando medidas para preservar a saúde dos colaboradores das áreas administrativa e industrial.

“A HPE Automotores do Brasil está tomando as medidas necessárias para proteger seus colaboradores da pandemia do novo coronavírus. No escritório de São Paulo, a maior parte dos funcionários foi orientada a trabalhar de casa. Na fábrica de Catalão, GO, estamos encontrando a melhor maneira de proteger a integridade dos nossos colaboradores e suas famílias, ao mesmo tempo que buscamos minimizar os impactos de produção”, afirma a empresa, em nota enviada à reportagem na quinta-feira (19).

Nissan Versa 2021

Nissan Versa

A nova geração do Nissan Versa tem lançamento previsto para o fim deste primeiro semestre. Porém, dependendo do avanço da pandemia, a programação poderá ser alterada para o início do segundo semestre. Oficialmente, a assessoria de imprensa da marca de origem japonesa diz que “o cronograma do lançamento do Novo Versa está mantido para o fim do segundo trimestre”.

O novo sedã deixou de lado as formas arredondadas e desconexas entre dianteira e traseira para beber da mesma fonte de estilo de Leaf e Kicks. O Versa ganhou quatro centímetros no comprimento (4,53 metros) e 4,5 cm na largura. O entre-eixos passou de 2,60 m para 2,62 m. Produzida no México, a nova geração terá o mesmo conjunto do Kicks, com motor 1.6 flex de 114 cv e câmbio CVT.

Antes da recomendação oficial da Anfavea de suspensão das atividades, a Nissan nos enviou uma nota na quinta-feira (19) informando que a produção no Complexo Industrial de Resende (RJ) continua. “A empresa está tomando uma série de medidas em relação à pandemia do Coronavírus, como ações de conscientização, reforço geral da limpeza, aumento dos pontos de higienização com álcool em gel por toda a fábrica, distanciamento de mesas e cadeiras no refeitório, circulação dos veículos fretados com janelas abertas, entre outros. A operação da fábrica de Córdoba, na Argentina, continua normalmente, com medidas preventivas necessárias alinhadas com as autoridades locais”, diz o comunicado da Nissan.

Novo Peugeot 208

Peugeot 208

Eleito o carro do ano na Europa, o novo 208 promete ser um dos principais lançamentos do ano no Brasil. A estreia, que deveria ocorrer em meados do segundo trimestre, deverá ficar para o início do próximo semestre. A assessoria de imprensa da PSA não retornou nossos questionamentos até a publicação desta reportagem.

Produzido na plataforma CMP, o hatch apostará em tecnologias inéditas ou raras no segmento, como frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo. O motor 1.2 Puretech aspirado, de 90 cv, será mantido. A novidade será o 1.2 turbo, com potência estimada em 130 cv. Preços deverão ficar entre R$ 55 mil e R$ 75 mil para brigar com Volkswagen Polo, Fiat Argo e Chevrolet Onix.

Caoa Chery Arrizo 6

Caoa Chery Arrizo 6

O Caoa Chery Arrizo 6, flagrado recentemente com camuflagem por nosso leitor, pode ser mais um lançamento a ser adiado do primeiro para o segundo semestre. A missão do modelo não será nada fácil: tentar um lugar ao sol no segmento dos sedãs médios, liderado por larga margem pelo Toyota Corolla.

O modelo possui 4,71 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,49 m de altura e 2,67 m de distância entre eixos. O Arrizo 6 deverá adotar o mesmo conjunto recém-atualizado do Arrizo 5: motor 1.5 flex de 150 cv e 21,4 kgfm de torque acoplado à caixa CVT de 9 marchas. Os preços devem começar na casa de R$ 90 mil. Procurada, a assessoria de imprensa da marca não retornou até o momento da publicação desta reportagem.

Fotos | Divulgação e Arquivo/CARRO

Share This