- Publicidade -

combustível Crédito: Divulgação/ Blog Bardahl

Ebook gratuito traz orientações de manutenção preventiva e dicas de condução para economizar combustível

Com as consecutivas altas nos preços dos combustíveis, adotar uma condução mais econômica tem sido essencial para os motoristas em todo o país. Só no ano passado, a alta chegou a quase 45%. Por isso, a Promax Bardahl divulgou um ebook em que lista 20 dicas práticas que ajudarão a economizar combustível, nas ruas das cidades ou nas estradas.

O download é gratuito pelo link: https://conteudo.bardahl.com.br/economia-combustivel ou clicando aqui.

- Publicidade -

Confira a seguir algumas dessas dicas:

Troque o óleo do motor

Além de comprometer a vida útil dos componentes do motor, realizar a troca fora dos prazos estipulados pela fabricante também aumenta o consumo. E isso vale ainda para a escolha do lubrificante adequado, que deve seguir as recomendações no manual do veículo.

- Publicidade -

Atenção ao sistema de arrefecimento

Quando o motor trabalha na temperatura ideal, ele é mais eficiente e, assim, consome menos combustível. A Promax Bardahl explica que, quando entra em ação, faz o líquido de arrefecimento (água + aditivo) percorrer a parte interna do motor, onde, mesmo sem entrar em contato com os componentes responsáveis pela combustão, se aquece, justamente para retirar o calor. Quando completa seu percurso e chega ao radiador, a troca de calor é realizada e o motor trabalha na temperatura ideal.

Não encha o tanque “até a boca”

É importante respeitar o limite da trava, já que o combustível em excesso pode inundar o cânister. Caso isso aconteça, além de comprometer a filtragem de vapores, pode trazer problemas se o carvão dessa peça se soltar, danificando outros itens do motor.

Troque os filtros nos prazos certos

A revisão periódica é essencial para manter o veículo em perfeito funcionamento. E isso também assegura economia de combustível. Faça a troca dos filtros de ar, óleo e combustível nos prazos estipulados no manual do veículo. Se o filtro de ar estiver sujo, por exemplo, reduz a admissão de ar no motor e o faz gastar mais. O mesmo vale para os filtros de óleo e combustível.

Ar-condicionado ou vidros abertos?

Na estrada, em velocidades maiores, o ideal é manter o ar-condicionado ligado com os vidros fechados. Rodar com os vidros abertos compromete a aerodinâmica, exercendo uma força contrária e elevando o consumo.

Alinhamento e balanceamento em dia

Outra dia importante de manutenção é estar com o alinhamento e o balanceamento em dia. Caso contrário, o veículo pode puxar para um dos lados, aumentando o consumo de combustível.

Atenção na troca de marchas

Fique atento ao conta-giros e faça as trocas de marcha no ponto certo. Segundo a empresa, para economizar combustível, o ideal é rodar na cidade com o motor entre 1.500 e 2.000 rpm. Muitos veículos com câmbio manual possuem até um indicador de trocas de marcha no painel para ajudar o motorista.

Nada de banguela

A discussão é antiga, mas nada de soltar o carro numa descida e ir desengrenado. A empresa alerta que os carros atuais contam com injeção eletrônica e central de inteligência, que entende quando o veículo percorre trechos em declive engrenado e sem aceleração.

Foto: Divulgação/ Blog Bardahl

Share This