Compacto e 001 terão motorização dupla e estreiam em setembro
Por Marcos Camargo Jr. Fotos: Marcos Camargo Jr. e Zeekr
A Zeekr confirmou o início das operações em setembro no Brasil com dois carros 100% elétricos: o compacto X e também o 001. A marca do grupo Geely organizou uma visita à sede da empresa em Hangzhou, Oeste da China, para mostrar os dois novos modelos e permitir um primeiro contato com estas novidades. Dentro do portfólio da Geely, a Zeekr é a marca mais tecnológica acima, inclusive, da Volvo.
O Zeekr X será o produto mais acessível com perfil compacto e foco em performance. Aliás, esse é foco dos carros da marca. O Zeekr X tem 4,43m de comprimento, 1,57m de altura, 2,03 m de largura e 2,75 metros de entre-eixos se posicionando mais como um modelo médio.
Reconhecendo o Zeekr X
O Zeekr X tem uma linha angulosa e ascendente sem esconder que se trata de mais um produto da plataforma SEA (a mesma do EX30).
Por dentro o Zeekr X traz uma forração integral com couro que na unidade testada é da cor verde com dourado que certamente não será oferecida aqui no Brasil. E vai além do EX30 ao oferecer maçaneta e abertura elétrica de porta.
O painel do Zeekr X oferece uma tela de 8,8 polegadas e uma multimídia de 14,6” e som de 13 alto falantes assinado pela Yamaha. Voltando ao Volvo, o modelo da marca sueca não tem painel à frente do volante e seu acabamento fica atrás do X.
O Zeekr X tem duas opções de motor na China e só uma delas chegará ao Brasil: 428cv e tração integral com 0-100km/h em 3,8s e traz até 446km de autonomia no ciclo WLTP. Foi justamente essa opção que testamos porém após a homologação essas informações podem mudar um pouco.
O Zeekr X tem aceleração esperada para um carro de 2 toneladas e mais de 400cv. Mescla suspensão independente com controle eletrônico em um carro de forte aceleração mas cujo controle poderia ser melhor. É muita potência em linha reta mas requer cuidado com a estabilidade embora os freios sejam bons e bem calibrados.
O 0-100km/h do Zeekr X é feito em 3,8s e a velocidade limitada a 180km/h. Chegamos perto na pista de Ningbo, cidade que fica a 2h de Hangzhou no oeste chinês.
Zeekr 001
O produto que vai “vender” a imagem da Zeekr no Brasil é o 001. Ele mescla elementos de sedã e cupê com perfil alongado em quase 5m de comprimento com 3m de entre eixos.
Ao olhar para o ambiente interno o que se destaca é o espaço especialmente traseiro com bancos inclinados em patamar mais alto e forração integral.
O painel tem cluster semicircular com alta resolução e tela de 15 polegadas com controles de tração, de eficiência de consumo, câmera 360 e todos os controles de condução com controle de Cruzeiro adaptativo, frenagem e detecção de trânsito, alerta de ponto cego e até estacionamento automático a partir de um toque na tela indicando a posição correta.
Na China o Zeekr 001 tem opção de motor traseiro como no Volvo EX30 com 422cv que chega aos 200km/h e também uma versão com tração integral de 794cv combinando propulsor traseiro de 422cc e dianteiro de 367cv mas também chega aos 200km/h em 3,3s.
Dimensões do Zeekr 001: conforme a ficha técnica da marca o carro tem 4,97m de comprimento, 1,56m de altura, 1,99m de largura e um entre-eixos de 3m graças aos eixos posicionados bem nas extremidades da carroceria garantindo o máximo de aproveitamento interno.
Antes com 66kwh, a linha atual da Zeekr conta com 95kwh de baterias LFP (fosfato de ferro lítio) para até 675km de autonomia ou 100kwh NMC (níquel, manganês, cobalto) para até 750km de autonomia nos testes feitos na China.
Também pudemos dirigir o Zeekr 001 no mesmo autódromo de Ningbo, na China onde fica clara a proposta de conforto e desempenho. Mais equilibrado por conta da largura, os motores aceleram com força e mais confiança especialmente no modo esportivo. No entanto, o controle de estabilidade “evita” a aceleração em excesso e corta o efeito de aceleração e o freio é bem calibrado e preciso mesmo após algum tempo rodando em alta velocidade.
Versões e preços
Ainda não estão definidos. A equipe da Zeekr tem apenas 5 pessoas no Brasil mas a produção do primeiro lote de veículos já começou segundo seus executivos. A marca será apresentada em setembro e a pré venda começa em outubro. Considerando os preços no mercado internacional o Zeekr X deve custar algo em torno de R$ 300 mil enquanto o 001 pode chegar a cerca de R$ 600 mil. Ainda a confirmar.