Esportivo 100% elétrico tem motor de 544 cv e preço de R$ 542 mil
Rapidamente as montadoras chinesas vão se estabelecendo no Brasil, que passa a ter fabricantes generalistas como BYD, GWM e Geely, esta última dona da Volvo e, também, da Zeekr, ambas marcas premium. Portanto, a chegada da Zeekr ao país crava o início dos carros premium chineses, mostrando para o mercado nacional a capacidade de produção da China. Para ser direto, o Zeekr 001 é um esportivo de luxo, que não deve nada para nenhum modelo alemão, além de ser mais barato, na casa dos R$ 542 mil, quase R$ 1 mil por cavalo, uma vez que o esportivo 100% elétrico tem motor de 544 cv.
Luxo
Diferente dos produtos de entrada dos chineses, o Zeekr 001 tem bons materiais, acabamento refinados e bem encaixados, no estilo luxuoso norte-americano e europeu. Os bancos têm um bom nível de costura e acabamento. Inclusive, os dianteiros contam com massagem e estilo concha, para dar um toque de esportividade.
Todavia, assim como todos os carros vindo da China, há amplas telas como a multimídia de 15 polegadas e um cluster semicircular de alta resolução. É na tela também que é possível controlar tudo do carro, indo da otimização da bateria ao espelhinho retrovisor, no melhor estilo Volvo EX30, só que com atalhos mais fáceis de encontrar. Claro, tem conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e sem engasgos. O som é Yamaha de alta qualidade.
Para quem não viu ainda na rua, uma vez que a marca é nova de Brasil, o Zeekr 001 mede 4,95 metros de comprimento, 3 metros de entre-eixos, 1,55 metro de altura e 2 metros de largura, além de ter um porta-malas de 539 litros. No porte quer lembrar um Audi e-tron GT RS e, também, um Porsche Panamera, só que mais barato.
No dia a dia
O Zeekr 001 com 544 cv e 70 kgfm de torque tem fôlego suficiente para arrancadas e retomadas, obviamente. Além disso, por ser 100% elétrico o torque é instantâneo e linear, possibilitando chegar aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos e atingir a máxima limitada em 200 km/h. Também é diferente dos esportivos com suspensão dura, uma vez que o modelo tem suspensão pneumática elétrica com ajuste de altura de cinco níveis em tempo real, o que o torna confortável para andar nas ruas esburacadas de São Paulo, por exemplo. Ademais, os 3 metros de entre-eixos não causa desconforto para quem vai sentado no banco de trás, assim como podem mudar a temperatura do ar-condicionado e até mudar de música por meio de uma pequena tela.
Em relação à autonomia, o Zeekr 001 vem equipado com bateria da CATL de 100 kWh, permitindo rodar até 426 km com uma única carga, que pode ser feita em 30 minutos saindo dos 10% aos 80%. Isto posto, é um veículo tanto para rodar no dia a dia, quanto para viajar para longe. Um ponto que poderia ser utilizado pela marca é o sistema da Google, que mostra com quanto de bateria o carro chegará ao destino, usado pela prima sueca Volvo, mas isso não acontece pelas relações entre Estados Unidos e China.
Equipamentos
Obviamente, estamos falando de um carro de luxo e, portanto, tem que ter o máximo de equipamentos possível. No caso, o Zeekr 001 conta com teto solar panorâmico, distribuição eletrônica de freios, controle de frenagem em curvas, assistente de partida em rampa, controle de descida, freios com Auto Hold, câmera de 360 graus com imagens em 3D, sistema de frenagem de emergência, assistente frontal de frenagem, assistente traseiro de frenagem, alerta de tráfego cruzado dianteiro, alerta de tráfego cruzado traseiro, controle de cruzeiro adaptativo, mitigação de colisão frontal, assistente à mudança de faixa, assistente de frenagem automática reserva, monitoramento de desempenho do motorista, entre outros. Ou seja, com todo o sistema ADAs ligado será difícil o motorista fazer uma barbeiragem, uma vez que o esportivo anda praticamente sozinho, o que já acontece na China.
Luxo chinês não está distante dos alemães
Enfim, leitor, o luxo do Zeekr 001, que já foi avaliado pela Revista Carro na China no ano passado, não deve nada para o nível dos alemães. Inclusive, o preço de R$ 542 mil, quase a metade do que a Porsche, Audi, BMW e Mercedes-Benz cobram pelos seus veículos 100% elétricos. Isso sem falar no desempenho dos dois motores elétricos e de uma bateria de grande porte, permitindo rodar longas distâncias. Sim, vale a pena pelos equipamentos, motorização, cor chamativa, essa da foto chamada de Laranja Speed, e acabamento premium, além de um desenho diferente dos padrões sisudos alemães.