Competidores
BMW X3 xDrive 35i: Chegouao mercado em 2003 como o “irmão menor” do X5, nunca conseguiu reeditar o sucesso do primeiro. Seu estilo atual, aliás, é criticado por muitos fãs da marca da Baviera.
BMW X4 xDrive 35i: A novidade da família BMW X exibe visual inspirado no do X6, mas em propoções menores. Para quem aprecia o estilo “SUV cupê”, mas quer investir menos, é a opção mais indicada.
BMW X5 xDrive 35i: Lançado em 1999, o modelo foi um dos pioneiros no segmento dos SUVs de luxo, mas segue como uma das referências na categoria em termos de conforto e requinte no acabamento.
Um dos temas que “bombou” nos fóruns de discussão entre fãs da BMW ultimamente foi o recém-lançado X4 (que, vale lembrar, foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo). Tudo bem, ele não fez tanto sucesso quanto o seu “irmão maior” X6, embora exiba o mesmo visual de “SUV cupê”, mas, em compensação, também não merece as mesmas críticas por ser muito grande, muito pesado e difícil de manobrar. Pelo contrário, foi possível encontrar muita gente elogiando o modelo exatamente por suas dimensões mais “normais”.
Pois bem, aproveitando a chegada do X4, vamos analisar também o modelo que foi o doador de tecnologia da novidade, o X3, assim como o veterano X5, que é maior e conta com um estilo diferente, mais conservador.
Mas, apesar de ser baseado no X3, o novo SUV cupê é 54 mm mais baixo e exibe enormes entradas de ar frontais, que lhe conferem um visual único. O pecado do X4 está no seu comprimento, que, embora seja 14 mm maior que o do X3, não se reflete em mais espaço interno.
Por conta do formato do teto, o assento traseiro do X4 é alguns centímetros mais profundo que o do X3, permitindo que adultos de até 1,80 m se acomodem confortavelmente ali. Na hora das manobras, porém, o estilo SUV cupê cobra o seu preço, com uma visibilidade prejudicada pelo vidro traseiro, muito pequeno. Quem se interessar pelo novo modelo deve analisar com carinho a possibilidade de encomendar uma unidade equipada com câmera de ré para facilitar o trabalho ao chegar em um estacionamento.
Opção para o trânsito urbano
Quem precisa de facilidade ao manobrar tem no X3 a melhor opção entre os três modelos aqui avaliados. Com seu porte (e estilo) mais comportado, o SUV oferece boa capacidade de manobra, além de visibilidade adequada. Mas o melhor dele é o conforto oferecido. Além de acomodar passageiros adultos sem problema no banco de trás, o X3 ainda consegue acomodar mais bagagem no porta-malas que o X4. Com os encostos na posição normal, são 50 litros de vantagem (550 litros contra 500 do X4). Com eles rebatidos, a diferença é de 200 litros (1.600 contra 1.400 litros) a favor do X3.
A essa altura, você já deve estar se perguntando: e o X5 entrega tudo o que suas enormes proporções prometem? A resposta é sim e não só na comparação com os familiares menores. Nenhum outro BMW comporta tanta carga quanto ele — 650 litros com os bancos em posição normal —, sem falar na possibilidade de equipá-lo com uma terceira fileira de bancos escamoteáveis (por 1.980 euros) para mais dois ocupantes.
Como se não bastasse, motorista e passageiro dianteiro se acomodam em verdadeiras poltronas muito confortáveis e contam com generosos apoios de braço, sem falar no redimensionado monitor central, que passou de 8,8” para 10,2”.
O X5, porém, não impressiona apenas pelo espaço oferecido. O acabamento interno também é de outro nível. Em vez das partes plásticas simples vistas em abundância dentro de X3 e X4, o SUV apresenta material bem mais refinado. Além disso, há requintes como a tampa traseira com acionamento elétrico e dividida, que facilita a acomodação de objetos maiores. A bordo do X5, os ocupantes têm a certeza de estarem a bordo de um veículo premium.
Mas a maior surpresa está no preço. Ao contrário do que se poderia imaginar, a diferença do modelo maior em relação ao X4 não é muito grande. Enquanto o X5 custa 60.400 euros, a novidade sai por 58.000 euros, ou apenas 2.400 euros a mais, o que equivale ao valor da pintura metálica e das rodas de liga leve maiores. Mas devemos ser justos: por esse preço, o X4 vem de fábrica com alguns equipamentos opcionais, como bancos com regulagens elétricas e sensores de estacionamento. Na configuração básica, ele pode ser adquirido por 54.200 euros. Mas, convenhamos, quem pensa em adquirir um BMW com bancos de tecido ou sem sistema multimídia?
Um motor para três
Sob o capô, os três integrantes da família X contam com o mesmo motor, o 6 cilindros em linha de 3,0 litros, 306 cv e 40,8 mkgf, que proporciona ótimo desempenho para os dois modelos menores e bom para o X5. Basta dizer que na aceleração de 0 a 100 km/h, X3 e X4 obtiveram a mesma marca (5s9), enquanto o modelo maior precisou de 6s6. Levando-se em conta o peso dos veículos (1.889 kg do X3, 1.892 kg do X4 e 2.130 kg do X5) e o fato de nenhum deles ter um apelo esportivo, as marcas são muito boas.
Com relação ao consumo, embora não sejam tão econômicos quanto versões a diesel, os três não decepcionam, e, novamente, X3 e X4 obtiveram números idênticos (8,6 km/l e 8,5 km/l de média, respectivamente), com o X5 logo atrás, com 8,2 km/l. Parte desse mérito é do ótimo câmbio automático de 8 marchas. Outro detalhe é que, como possui tanque de combustível bem maior (85 litros, contra 67 litros dos “irmãos menores”), o X5 possui autonomia igualmente superior.
Ao volante, a posição de dirigir mais baixa, aliada à suspensão mais dura conferem ao X4 um comportamento diferenciado, ao gosto dos fãs de esportivos. O X3, por sua vez, é um pouco mais macio e é mais alto (como já foi citado anteriormente), mas nem por isso deixou a desejar em termos de estabilidade, como comprovou o teste de slalom, no qual apresentou uma tendência de rolar a carroceria pouco maior — como era de se esperar. Em compensação, sua direção rápida não só auxilia nas manobras, como faz com que ele seja tão divertido de conduzir quanto o X4.
Maior e mais pesado, o X5 não apresenta um desempenho encantador propriamente dito, mas também não decepciona. Mas, mesmo com uma posição mais elevada de dirigir, o motorista do SUV deve ficar atento ao tráfego, principalmente no trânsito urbano e nas vias estreitas e sinuosas. Sem falar na dificuldade em encontrar vagas em estacionamentos.
Como já foi mencionado antes, a recompensa está no conforto e no requinte oferecidos aos ocupantes do X5. Assim, no fim das contas, ele é a melhor opção entre os três, já que consegue conciliar bom desempenho com luxo e ótimo espaço interno sem ser “beberrão”. Nem mesmo a direção, que poderia ser um pouco mais rápida, chega a comprometer o desempenho do modelo. Com tantos predicados, fica difícil para alguém desejar mais, concorda?
Conclusão
1º BMW X5 xDrive 35i: 393 pontos
A vitória do X5 neste comparativo com seus “irmãos” mais novos comprova que nem sempre um projeto mais recente é sinônimo de modernidade. Afinal, mesmo sendo o pioneiro entre os SUVs da marca da Baviera, o modelo (lançado em 1999 e atualmente em sua terceira geração) continua impressionando pelo nível de conforto e de acabamento oferecido. Além disso, a versão avaliada ainda consegue conciliar esse espaço interno e requinte com um bom desempenho.
E o melhor: sem prejudicar o consumo de combustível (8,2 km/l), que pode ser considerado satisfatório para um automóvel com 2.130 kg de peso. Mas, se por um lado o X5 oferece espaço interno de sobra e muito conforto para seus ocupantes, por outro ele cobra o preço ao trafegar na cidade. Grandalhão, o SUV trafega com pouca desenvoltura em meio ao trânsito, obrigando o motorista a tomar cuidado redobrado com os demais. Sem falar na hora de estacionar. A saída, nessas ocasiões, é apelar para o manobrista. Além disso, o modelo também deixou a desejar na avaliação de mercado (confira o quadro). Mas, mesmo assim, no fim das contas ele acabou superando os dois concorrentes menores com alguma vantagem.
2º BMW X3 xDrive 35i: 383
Ele não é tão badalado quanto os seus “irmãos” maiores X5 e X6, e a sua última reestilização não foi muito bem recebida pelos fãs mais tradicionalistas da marca alemã. Mesmo assim, o X3 segue exibindo qualidades para agradar, como o espaço interno razoável, custo aceitável e o desempenho mais que satisfatório. Neste último, aliás, vale lembrar que o seu peso (o menor do trio) foi determinante para que o modelo registrasse os melhores resultados no teste de frenagem. Outro aspecto interessante foi a vitória do modelo na avaliação de mercado, que faz do X3 o mais indicado para quem busca uma opção mais econômica na categoria.
3º BMW X4 xDrive 35i: 369 pontos
Esperava-se mais do novo integrante da família. Com seu estilo “baby X6”, o X4 acabou prejudicado por privilegiar o estilo em detrimento da função. O teto muito inclinado na traseira, além de prejudicar o espaço no banco de trás, dificulta o acesso e a visibilidade. Assim, não foi surpresa que a novidade tenha sido superada pelo X3, modelo que lhe cedeu a base, mas exibe estilo mais clássico. Seu desempenho, em compensação, foi o melhor, mas insuficiente para lhe garantir uma colocação melhor.
Dados de fábrica:
BMW X3 xDrive 35i
Motor disposição/número de válvulas: 6 cil. em linha, diant. gasolina
Cilindrada (cm³): 2.979
Potência (cv): 306 a 5.800 rpm
Torque (mkgf): 40,8 a 1.200 rpm
Câmbio: aut., 8 marchas, tração integral
Suspensão (dianteira/traseira): ind. McPherson/multibraço
Peso vazio/cap. máx. de carga (kg): 1.889/516
Dimensões em mm (comp./larg./altura): 4.657/1.881/1.678
Entre-eixos (mm): 2.810
Diâmetro de giro (m) (esq./dir.): 11,9/12,1
Porta-malas (litros): 550
Peso rebocável (kg) (sem freio): 750
Tanque de combustível (litros): 67
Pneus (veículo testado): 245/50 R18 (f)/ 245/50 R18 (t)
BMW X4 xDrive 35i
Motor disposição/número de válvulas: 6 cil. em linha, diant. gasolina
Cilindrada (cm³): 2.979
Potência (cv): 306 a 5.800 rpm
Torque (mkgf): 40,8 a 1.200 rpm
Câmbio: aut., 8 marchas, tração integral
Suspensão (dianteira/traseira): ind. McPherson/multibraço
Peso vazio/cap. máx. de carga (kg): 1.892/513
Dimensões em mm (comp./larg./altura): 4.671/1.881/1.624
Entre-eixos (mm): 2.810
Diâmetro de giro (m) (esq./dir.): 12/11,9
Porta-malas (litros): 500
Peso rebocável (kg) (sem freio): 750
Tanque de combustível (litros): 67
Pneus (veículo testado): 245/45 R19 (f)/ 275/40 R19 (t)
BMW X5 xDrive 35i
Motor disposição/número de válvulas: 6 cil. em linha, diant. gasolina
Cilindrada (cm³): 2.979
Potência (cv): 306 a 5.800 rpm
Torque (mkgf): 40,8 a 1.200 rpm
Câmbio: aut., 8 marchas, tração integral
Suspensão (dianteira/traseira): ind. McPherson/multibraço
Peso vazio/cap. máx. de carga (kg): 2.130/615
Dimensões em mm (comp./larg./altura): 4.886/1.938/1.762
Entre-eixos (mm): 2.810
Diâmetro de giro (m) (esq./dir.): 12,8/12,6
Porta-malas (litros): 650
Peso rebocável (kg) (sem freio): 750
Tanque de combustível (litros): 85
Pneus (veículo testado): 255/50 R19 (f)/ 255/50 R19 (t)