Modelo foi projetado pela equipe de engenharia brasileira e será produzido em Resende, no Rio de Janeiro
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) apresentou o ônibus elétrico e-Volksbus 22L, que será o primeiro veículo de transporte de passageiros elétrico da marca produzido na fábrica de Resende, no Rio de Janeiro. Com isso, o modelo alemão chega para competir com o BYD D11A, que já é vendido no mercado nacional. É importante destacar que o coletivo compartilha a mesma plataforma modular do e-Delivery.
O VWCO e-Volksbus 22L foi projetado para o transporte coletivo, com capacidade para 82 passageiros e uma carroceria de 13,2 metros de comprimento. Além disso, segundo a marca, o modelo possui baixo nível de ruído e zero emissões de carbono.
O novo ônibus elétrico da VWCO está equipado com um motor de 380 cv e torque de 4.050 Nm. A autonomia divulgada pela montadora é de 250 km com uma carga completa. As baterias são de íon de lítio.
Ademais, o VWCO e-Volksbus 22L conta com sistema de regeneração de energia por meio da frenagem, piso baixo, suspensão pneumática integral, EBD, assistente de partida em rampa, freios ABS, entre outros equipamentos, e atende à configuração padrão exigida pela SPTrans.