Versão quase topo de linha tem motor 1.0 turbo de até 128 cv e preço de R$ 156.9 mil

No começo do ano, a Revista Carro avaliou o Virtus Exclusive, pois bem, guiamos novamente o sedan da Volkswagen, só que na configuração Highline, que sai por R$ 156.990. Embora, o mercado de sedãs perdeu espaço para os SUVs, mas ainda há opções para quem prefere modelos com porta-malas generoso, assim como foi o Santana no passado. O modelo vem equipado com o tradicional motor 1.0 turbo 200 TSi, que entrega até 128 cv.

Visual, equipamentos e dimensões

O Virtus Highline se diferencia pelo visual discreto, mesmo com a bela cor azul Biscay e rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento esportivo. Por dentro, há bancos em couro, painel de instrumentos digital configurável, ar-condicionado automático digital Climatronic, chave presencial e central multimídia VW Play de 10,1 polegadas, que oferece espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de ter seis airbags, controles de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico de diferencial e sensor de estacionamento. Quem viaja no banco traseiro conta com saída de ar dedicada e duas portas USB-C.

O espaço é um dos destaques, já que o modelo mede 4,56 metros de comprimento, 1,75 metro de largura, 1,48 metro de altura e tem entre-eixos de 2,61 metros, com porta-malas de 521 litros.

Nos recursos de assistência à condução, o Virtus Highline oferece controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência e assistente de partida em rampas. A câmera de ré, no entanto, tem resolução básica e fica aquém do padrão de outros modelos do segmento.

Motor tradicional

Sob o capô, o Virtus Highline vem equipado com motor 1.0 turbo flex de três cilindros, que entrega até 128 cv de potência com etanol e 116 cv com gasolina, além de torque de 20,4 kgfm disponível entre 2.000 e 3.500 rpm. O câmbio é automático de seis marchas. Com isso, o sedã garante aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos com etanol e 10,4 segundos com gasolina. A velocidade máxima chega a 194 km/h (etanol) ou 189 km/h (gasolina).

Segundo dados do Inmetro, o consumo é de 11,7 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina, enquanto com etanol os números são de 8,1 km/l e 9,9 km/l, respectivamente.
O sedã continua com um bom acerto de suspensão sendo firme e confortável, só que por conta do Proconve PL8, o Volkswagen Virtus passou a ter um delay considerável na arrancada e retomada. Já em velocidade de cruzeiro o modelo vai bem.


Rival Japonês

Um dos principais rivais do Virtus Highline é o Honda City EXL, uma versão também quase topo de linha, só que custa R$ 142.300. O modelo da Honda traz motor 1.5 aspirado de até 126 cv, sem turbo, mas oferece o pacote de assistência à condução Honda Sensing, melhor do que o modelo alemão. Já o Virtus entrega mais torque e desempenho, com posição de destaque no segmento entre os sedãs compactos, mesmo com o delay.

O Virtus Highline se mostra como opção para quem procura equilíbrio entre espaço interno, desempenho do motor turbo e equipamentos de série.

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