Sedã oferece bons equipamentos e desempenho, só que preço chega ultrapassar os R$ 160 mil
Com a preferência do mercado por SUVs, os sedãs perderam espaço, só que ainda têm público fiel, que vão em busca de modelos como o Virtus Exclusive. A Volkswagen quer atrair esses consumidores com o tradicional motor 1.4 TSI de até 150 cv e um bom pacote de equipamentos. O motor usado no Taos e T-Cross Highline caiu bem ao sedã. No entanto, o preço de R$ 161.990 pode levar clientes a considerarem outras opções. Portanto, para seguir as avaliações de sedãs compactos neste ano, lembrando que no começo de 2025 avaliamos o Nissan Versa e o Honda City, a Revista Carro testou a versão topo de linha Exclusive do Volkswagen Virtus.
Bem equipado, só que tem alguns poréns
Obviamente, o Volkswagen Virtus Exclusive é bem equipado, visto que está acima da versão Highline. Por isso, tem controle de estabilidade, controle de tração, bloqueio de diferencial, ISOFIX, rodas de liga leve de 18 polegadas, a famosa multimídia VW Play de 10,1 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay, que funciona muito bem sem engasgos e lembra um smartphone, painel de instrumentos digital, ar-condicionado digital Climatronic com filtro de poeira e pólen, Keyless, seis airbags, entre outros equipamentos.
Esses outros equipamentos são os de assistência de condução, que no caso são o controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem autônoma de emergência e assistente de partida em subidas. Contudo, poderiam ser melhor calibrados, uma vez que o ACC se desliga ao se aproximar do veículo da frente, o que exige ao motorista pisar no freio, não funcionando como o Honda Sensing, que equipa o City.
Além disso, a calibração da frenagem autônoma assusta em manobra, pois freia o sedã fortemente, tentando prever uma possível colisão durante uma manobra na marcha ré. Ademais, a câmera de ré tem uma resolução que lembra aquelas de modelos mais baratos no estilo VGA, ficando distante dos carros chineses, que têm uma imagem em full HD.
Espaço para todo mundo
O Volkswagen Virtus Exclusive, que traz acabamento escurecido nas lanternas traseiras e detalhes únicos, lembrando o que o Santana Exclusiv foi no passado. Ademais, tem um bom espaço com 2,61 metros de entre-eixos e 1,75 metro de largura, o que permite colocar três adultos no banco traseiro sem aperto. Inclusive, há saída de ar e USB-C para quem vai sentado atrás. O modelo ainda tem 4,56 metros de comprimento, 1,48 metro de altura e 521 litros de porta-malas.
Uso cotidiano
Ao longo dos sete dias com o Volkswagen Virtus Exclusive foi possível notar que motor 1.4 TSI e a transmissão de seis velocidades automáticas estão bem casados, visto que tem trocas suaves e precisas, que não atrapalham a arrancada e retomada. Esse conjunto motriz tem 150 cv e 25,5 kgfm de torque, que mostra vigor no dia a dia, o que é um ponto positivo do sedã compacto.
Outro destaque é o acerto do carro, que tem suspensão bem calibrada para ruas brasileiras, não deixando o sedã bobo ao rodar e nem tão duro para atrapalhar o conforto dos passageiros. Inclusive, esse comportamento é típico da marca no Brasil, uma vez que é difícil encontrar um modelo da Volkswagen que não tenha um bom conjunto mecânico.
Além disso, foi difícil chegar perto do consumo indicado pelo Inmetro, que é de 11,7 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina, pois fizemos 8,7 km/l. Já com etanol chegamos ao máximo de 7,7 km/l, ficando distante dos 8,1 km/l na cidade e dos 9,9 km/l na estrada. Claro, rodamos em trechos mistos e estrada, só que em nenhum momento foi possível chegar aos números indicados pelo Inmetro.
Concorrentes mais baratos
O Volkswagen Virtus tem diversos concorrentes no Brasil, indo de Chevrolet Onix Plus até Toyota Yaris sedã. Começando pelo modelo da GM, a configuração topo de linha Premier AT Turbo, que tem 116 cv, sai por R$ 134.890. Bom dizer, que destas opções, o Onix Plus terá a mecânica mais complicada por conta da correia banhada em óleo. Já o sedã da Toyota tem motor apenas aspirado de 1.5 litro de até 110 cv e com preço de R$ 123.890. Outro rival é o Nissan Versa Exclusive, também com motor sem turbo, sendo 1.6 litro de até 116 cv. Neste caso o preço é de R$ 141.490. Por fim, há o Honda City, outro como motor aspirado de até 126 cv, com preço de R$ 146.700.
Enfim, o Volkswagen Virtus Exclusive é o mais potente, mais equipado em relação ao Onix Plus, Versa e Yaris, só que perto do City, que tem um acabamento e um sistema de assistência à condução melhor com preço mais barato, o sedã da marca da Anchieta pode ficar devendo, só que entrega mais desempenho, agradando quem gosta de acelerar, além de ter um desenho mais clássico do que os rivais.
Vale a pena? Sim, para quem busca um sedã equilibrado mecanicamente e com um bom conjunto de suspensão, sem dúvida. Agora, se o cliente prefere andar mais tranquilo, certamente não será a melhor opção.