O escândalo da Volkswagen chegou ao Brasil. A companhia divulgou um comunicado nesta quarta-feira (21) em que informa que 17.057 unidades da picape Amarok (o único veículo de passeio da marca a diesel vendido no país) contêm o software responsável pelas fraudes em testes de emissões de NOx (óxidos de nitrogênio).

De acordo com a Volkswagen, a matriz da companhia está desenvolvendo uma atualização do software, que será aplicada somente a partir do primeiro trimestre do ano que vem. Tecnicamente, a aplicação do software não afeta a segurança nem a funcionalidade do veículo, conforme frisou a companhia. 

Mais sobre o dieselgate da Volkswagen:
Fraude pode render prejuízo de R$ 29 bi à Volkswagen
CEO do Grupo Volkswagen renuncia após escândalo
Volkswagen perde prêmio e GM passa por testes
Dieselgate pode virar filme com Leonardo DiCaprio

Os modelos da Amarok envolvidos no escândalo são de 2011 e 2012, todos fabricados na Argentina, equipados com motor 2.0 turbodiesel (do tipo EA189, produzido pela Alemanha e protagonista do esquema). Contudo, segundo a fabricante, parte da frota de 2012 e todos os modelos a partir de 2013 não contam com o software. 

Volkswagen vendeu 17 mil picapes Amarok com software fraudulento

A Volkswagen dará início ao processo do recall das picapes somente no ano que vem, mas já disponibiliza seu site e o telefone 0800 019 5775 para mais informações.

Confira abaixo os chassis da Amarok envolvidos no dieselgate:

Veículo Ano-modelo Chassis não sequenciais
Amarok 2011 BA000257 até BA000338
2011 B8000200 até B8082605
2012 CA001950 até CA026145
Share This