O Inmetro divulgou a tabela 2015 do Programa de Etiquetagem Veicular (Conpet), que mede a eficiência energética dos automóveis comercializados no país. Dos 613 modelos avaliados, 18 receberam as notas máximas AA de menor consumo de combustível, entre híbridos, modelos turbo a gasolina e flexíveis.
O Ford Fusion Hybrid se manteve na liderança como o veículo mais econômico do país, assim como ocorreu na tabela do ano passado. O modelo 2.0 16V de 145 cv de potência combina motores a eletricidade e gasolina e faz média de 16,6 km/l na cidade e 15,1 km/ em estradas.
Alguns modelos avaliados pela primeira vez se destacaram, como os recém-lançados Audi Q3 1.4 e VW Golf Variant. Ambos usam o mesmo propulsor turbo a gasolina do Grupo Volkswagen (mas com calibrações diferentes). Enquanto o SUV marcou média de 10,7 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada, a perua rodou 11,3 km/l em percurso urbano e 13,1 km/l em rodovias.
Entre os populares mais econômicos abastecidos com etanol, o destaque vai para a novidade Volkswagen up! TSI. O subcompacto turbo marcou médias de 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. A gasolina, os números sobem para 13,8 km/l e 16,1 km/l, respectivamente.
CARRO ONLINE listou na galeria no alto da reportagem os dez carros mais econômicos do Brasil com etanol. Para conferir a tabela completa do Programa de Etiquetagem 2015, acesse o site do Inmetro.