Modelo ainda não teve visual revelado por completo e deve ter motor 1.0 TSI com sistema híbrido leve 12V
Aos poucos, a Volkswagen começa a divulgar informações sobre o Tera que será apresentado oficialmente durante o carnaval deste ano. Todavia, ainda há muitas informações desencontradas sobre qual será a motorização e qual visual o modelo seguirá, visto que foram apresentados apenas teasers e a marca não mencionou a mecânica do veículo. Portanto, ainda não é possível cravar se o modelo terá um sistema híbrido leve no motor 1.0 TSI. No entanto, se a eletrificação chegar ao SUV compacto de entrada da Volkswagen, ele deve adotar uma tecnologia semelhante à do Fiat Pulse e Fastback.
Tudo sobre o Tera
A Volkswagen anunciou que venderá o SUV compacto Tera em 2025. Inclusive, a montadora ainda faz mistério sobre o visual da novidade, divulgando poucas imagens do modelo. Contudo, a marca já comunicou que o crossover será produzido em Taubaté, no interior de São Paulo.
Apesar de poucas fotos que revelam o modelo por completo, é possível notar que os faróis seguem a tendência visual do Polo, assim como os vincos no capô, o que deve torná-lo em um Polo com visual mais robusto. O interior, mesmo sem apresentação, deve seguir o padrão sóbrio da Volkswagen, presente no Nivus e T-Cross, além de VW Play nas versões topo de gama. Configurações de entrada devem adotar centrais menores e painel que mescle digital com analógico.
Motorização e sistema híbrido
Além disso, o Volkswagen Tera será o novo SUV de entrada da montadora, ficando posicionado abaixo do T-Cross e Nivus. O modelo vai utilizar a plataforma MQB-A0, que deve ser equipado com motor 1.0 TSI de até 116 cv com transmissão automática de seis velocidades. Portanto, utilizando o mesmo conjunto do Polo TSI.
O crossover também deve ganhar um sistema híbrido leve acoplado no motor 1.0 TSI. Todavia, não deve ser a tecnologia MQB Hybrid, que vai equipar os modelos produzidos em São Bernardo do Campo. Portanto, se realmente o Tera tiver um sistema eletrificado será uma tecnologia parecida com os Fiat Pulse e Fastback Hybrid, que combina duas baterias de 12V. Inclusive, se quiser saber mais sobre esse sistema, a Revista O Mecânica já fez um Raio X completo desta tecnologia no Audi A5. Vale dizer que a Volkswagen ainda não confirmou essas informações.
Rivais diretos
Entre os rivais diretos que o Volkswagen Tera estão o Fiat Pulse, que é vendido com preços entre R$ R$ 107 mil e R$ 152,9 mil, e o Renault Kardian, que é oferecido com valor entre R$ 106 mil e R$ 138 mil. Por fim, o modelo da Volkswagen deve rivalizar também com o novo SUV compacto da Chevrolet, que será produzido em Gravataí, no Rio Grande do Sul. Inclusive, a GM já começou a reformulação da fábrica para a produção do novo crossover, que ainda não tem nome, mas deve adotar motor do Onix, podendo ganhar um sistema híbrido leve.