Texto: Marcos Camargo Jr.
A Volkswagen do Brasil incluiu o Tera MPI no Programa Carro Sustentável, iniciativa do governo federal que concede isenção total de IPI a veículos nacionais com foco em eficiência energética. Com a atualização, a marca passa a contar com quatro modelos enquadrados no programa: Polo Track, Polo Robust, Polo TSI manual e agora o Tera MPI.
Com o imposto zerado e incentivos adicionais aplicados pela montadora e pela rede de concessionárias, o Tera MPI teve seu preço reduzido de R$ 108.390 para R$ 103.626, sem perda de equipamentos. A versão utiliza motor 1.0 MPI de até 84 cv, sempre com câmbio manual de cinco marchas, e registra consumo de até 14,7 km/l em uso rodoviário, de acordo com dados do Inmetro.
Mesmo na configuração de entrada, o SUV compacto traz pacote de segurança acima da média do segmento, com seis airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, assistente de partida em rampas e monitoramento da pressão dos pneus. O conjunto rendeu ao modelo cinco estrelas na avaliação do Latin NCAP.
Desde julho de 2025, quando obteve a certificação para participar do programa, a Volkswagen já emplacou mais de 45 mil unidades dos modelos elegíveis. A oferta do Tera MPI também contempla vendas diretas, incluindo CNPJ, frotistas, locadoras, produtores rurais, taxistas e público PCD.
Produzido no Brasil, o Tera soma cerca de 50 mil unidades comercializadas em poucos meses e reforça a presença da Volkswagen no segmento de SUVs compactos de entrada, agora com preço reduzido e isenção tributária.



