SUV médio entrega desempenho na medida e agrada ao volante com tradicional motor 1.4 TSI, que entrega até 150 cv
O mercado de SUVs médios está cada vez mais competitivo com a chegada de novos modelos eletrificados. Todavia, ainda há opções apenas com motores a combustão como o Volkswagen Taos, que chegou ao mercado brasileiro em 2021. De lá para cá, o crossover fabricado na Argentina ganhou mudanças visuais mínimas sem perder o padrão sóbrio alemão, assim como o acabamento que segue simples. Além disso, a versão Highline, que foi avaliada pela Revista Carro, é bem equipada com sistemas de auxílio à condução, só que o preço elevado pode afastar os clientes da marca.
Contexto
O Volkswagen Taos 2024 chegou ao mercado brasileiro como um competidor direto do Jeep Compass, disputando o segmento dos SUVs médios. Com uma proposta mais racional ele alcança com sucesso os clientes da marca. Ao longo destes anos, ganhou novos rivais como Toyota Corolla Cross, que tem opção eletrificada, Chevrolet Equinox, que só tem versão a combustão, e BYD Song Plus, que tem apenas configurações híbridas.
Lançado há 3 anos, o Taos apresenta linhas que seguem a linguagem de design da Volkswagen, mesmo com as últimas mudanças visuais, com destaque os faróis LED e a iluminação da grade acionada à noite, padrão adotado no novo T-Cross e Nivus. As rodas diamantadas de 19 polegadas e as lanternas traseiras em LED reforçam a identidade visual com aspecto sisudo.
O interior do Taos tem acabamento em plástico rígido, similar ao do Volkswagen Polo, o que pode diminuir a percepção de valor do SUV médio, considerando o preço do modelo. O painel conta com a central multimídia VW Play de 10,25 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, e o ar-condicionado digital de duas zonas. Todavia, o uso de botões touch no volante pode gerar comandos indesejados durante a condução, porém, nada que uma semana de direção para se adaptar.
Motor, ao volante e dimensões
O Volkswagen Taos é equipado com o tradicional motor 1.4 TSI, um quatro cilindros turboalimentado, que entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque, funcionando com gasolina ou etanol. A transmissão automática de seis marchas oferece a opção de trocas manuais tanto pela alavanca quanto pelas aletas no volante. O SUV médio conta com suspensão bem ajustada, oferecendo conforto e segurança, embora absorva algumas irregularidades da estrada, especialmente com as rodas de 19 polegadas.
Em termos de conforto, o Taos oferece bom espaço, com 498 litros no porta-malas e diversas opções de conectividade, como duas portas USB Tipo C e tomadas 12V. O modelo também se destaca pela segurança, com seis airbags, assistente de ponto cego e controle de velocidade adaptativo, entre outros equipamentos. Ademais, o crossover da Volkswagen tem comprimento 4,46 metros, 2,68 metros de entre-eixos, 1,84 metro de largura e 1,63 metro de altura.
O Taos Highline tem aceleração de zero a 100 km/h em menos de 10 segundos e uma velocidade máxima próxima aos 200 km/h. Claro, em condições normais não será possível atingir essa velocidade, só que sair da inércia em 9,5 segundos torna a condução divertida, além de não ter complicações em retomadas. O consumo, conforme dados da Inmetro, é de 7,6 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada com etanol e de 11,1 km/l no trecho urbano e 13,1 km/l no trecho rodoviário com gasolina. Todavia, o desempenho real ficou em torno de 6 km/l na cidade, o que é razoável para o segmento. Já na estrada foi de 9 km/h, ficando na média.
Rivais e Preço
Apesar das qualidades, o Volkswagen Taos Highline enfrenta desafios na comparação com os rivais, especialmente pelo acabamento simples e o preço de R$ 220.990, o que reflete nas vendas, com apenas 15 mil unidades emplacadas neste ano. Além do valor mais competitivo, os concorrentes como o Jeep Compass, que tem preço de R$ 241.990 na configuração Serie S e motor turbo de 185 cv. Contudo, quem quiser mais desempenho de motor pode escolher a versão BlackHawk, que sai por R$ 285.590.
Por sua vez, o Toyota Corolla Cross é vendida na versão XRX topo de linha por R$ 195.390, já a opção GR-Sport sai por R$ 201.790. Quem quiser uma configuração eletrificada por escolher a XRX Hybrid por R$ 212.890. O novato BYD Song Plus, que é vendido apenas com motorização híbrida, sai por R$ 239.800. O Chevrolet Equinox, que ganhou novo visual recentemente e tem apenas motor a combustão, é oferecido por R$ 267.000. Portanto, embora o Taos seja um bom SUV em construção e em equipamentos, a falta de um toque mais sofisticado no interior e o preço salgado perto das opções que estão no mercado, podem afugentar os clientes da marca alemã. Já quem comprá-lo saiba que terá um crossover com um espaço interno avantajado, sistema autônomo de auxílio à condução e um motor que vai te entregar uma potência.