Volkswagen T-Prime concept GTE

Você já viu aqui no CARRO ONLINE que a 14ª edição do Salão de Pequim, na China, foi marcada pelos carros elétricos e híbridos. Todos os estandes das marcas chinesas continham ao menos um modelo de propulsão alternativa em exposição e muitas companhias estrangeiras também mostraram que querem surfar nessa nova onda que promete invadir a China. Entre elas, está a Volkswagen, com T-Prime como o carro-chefe da alemã.

Com apenas um conceito, a Volkswagen da China atacou as duas principais frentes do país: os SUVs (cuja ascensão no país asiático você saberá mais em breve aqui) e os carros híbridos. Trata-se de um conceito que poderá balizar o visual da nova geração do Touareg, o utilitário mais luxuoso da VW, com um trem-de-força híbrido plug-in (ou seja, com uma razoável autonomia em modo elétrico) e tração nas quatro rodas.

Conceito poderá balizar o visual da nova geração do Touareg
De acordo com a fabricante, o T-Prime promete unir qualidades de diversas carrocerias automotivas. Ele deverá ser confortável como um sedã, espaçoso e versátil como uma perua (apesar de transportar apenas quatro pessoas), tração capaz de enfrentar qualquer terreno como própria de SUVs, além de um desempenho digno de um carro esportivo e a eficiência de um compacto.

Quanto a estas duas últimas características, a Volkswagen promete uma autonomia de 50 km em modo elétrico do T-Prime, isto é, sem nenhuma emissão de poluentes à atmosfera. Mas, quando for preciso pisar fundo no acelerador do SUV, o motor a combustão (o qual não foi detalhado), entrega 381 cv de potência.

Híbrido, T-Prime tem autonomia elétrica de 50 km e potência de 381 cv
Por dentro do conceito, a Volkswagen continua imaginando a cabine dos carros composta, basicamente, por telas digitais, tanto no painel de instrumentos quanto no console central, sem nenhum botão para ser pressionado. Todos os comandos serão acionados na própria tela (touchscreen), por voz ou gestos.

O T-Prime faz parte da reformulação da gama de SUVs da Volkswagen, um plano que há pelo menos seis anos vem se desenhando, mas que até agora não passou da etapa dos conceitos. De qualquer maneira, o T-Prime se colocaria no topo desta família de utilitários, posto habitado pelo Touareg atualmente. Abaixo dele está o Tiguan, cuja nova geração já está sendo vendida na Europa e chega ao Brasil no ano que vem. Depois, os conceitos T-Roc (baseado no Golf) e T-Cross (a partir do Polo) completariam a gama.

Ainda não há data para o lançamento do T-Prime
Segundo a companhia, o T-Prime, quando vier à vida, será fabricado na China, mercado em que o SUVs, sobretudo os de médio e grande porte, estão em ascensão. A data para ele ser lançado, no entanto, não foi divulgada.

Share This