Na sequência da chegada da família Gol/Voyage reestilizada – que você conheceu em nossa edição nº 269 –, a Volkswagen promoveu, em meados de março, a apresentação da linha Saveiro.
Tradicionalmente, a picape compacta da marca trazia, como principal característica, a sua “herança genética” e não era raro ser chamada popularmente como “a picape do Gol”. Enquanto o segmento permaneceu restrito a modelos similares (Chevrolet Montana e Fiat Strada, especialmente), a Volkswagen não tinha motivos para modificar a sua estratégia.
Mas, como você sabe, desde o segundo semestre do ano passado, com a chegada da Renault Duster Oroch, o cenário mudou e a categoria das picapes passou a “bombar”. Atenta a essa movimentação, a fabricante tratou não apenas de renovar a sua picape compacta, como pretende fazer com que o modelo ganhe identidade própria e deixe de ser apenas a “picape do Gol”.
Só que, apesar desse discurso, a mudança em relação à linha Gol/Voyage não é tão grande. De acordo com a VW, o capô da nova Saveiro é mais alto e traz dois vincos longitudinais de cada lado (Gol e Voyage têm apenas um). Da mesma forma, os faróis da picape têm desenho ligeiramente diferenciado, com formato mais retangular, inspirado nos da Amarok. Já a parte inferior do para-choque dianteiro é totalmente distinta e varia de acordo com a versão. Por falar nisso, a Cross segue como a configuração topo de linha.
Na traseira, as lanternas também têm inspiração na Amarok, e estão maiores. Um detalhe positivo que foi mantido na nova Saveiro é a tampa da caçamba equipada com amortecedores, que tem abertura suave e muito cômoda.
Mas, se ganhou visual diferenciado, na parte interna a nova Saveiro segue com o padrão da linha Gol e traz, como principal atração, a inovadora central multimídia, capaz de espelhar telefones com sistemas operacionais iOS e Android.
Já na parte mecânica, a picape reestilizada não recebeu modificações, e a Saveiro Cross segue como única opção para quem deseja a picape com o moderno motor 1.6 16V de 120 cv. Vale ressaltar ainda os freios a disco nas quatro rodas, item de série no modelo.
Na pista de testes, a versão com Cabine Estendida obteve resultados satisfatórios, acelerando de 0 a 100 km/h em 10s3 e retomando de 60 km/h a 120 km/h em quarta marcha em 18s2.O consumo médio de etanol ficou em 9,1 km/l.
Custando a partir de R$ 66.110, a nova VW Saveiro Cross Cabine Estendida tem atributos para agradar o público jovem que gosta de picapes e deseja uma cabine um pouco mais espaçosa. Mas a concorrência está forte.
NOSSAS MEDIÇÕES
Aceleração em segundos | |
0-40 km/h (m) | 2,3 (13,3) |
0-60 km/h (m) | 4,3 (40,4) |
0-80 km/h (m) | 6,6 (86,8) |
0-100 km/h (m) | 10,3 (178,6) |
0-120 km/h (m) | 14,6 (310,2) |
0-140 km/h (m) | 27,7 (571,6) |
0-160 km/h (m) | 32,3 (1.012,8) |
0-180 km/h (m) | não atingido |
0-200 km/h (m) | não atingido |
0-400 m (km/h) | 17,2 (129) |
0-1000 m (km/h) | 32 (159) |
RETOMADA | |
40-100 km/h em 3º marcha | 11,3 |
60-120 km/h em 4º marcha | 18,2 |
80-120 km/h em 4º marcha | 12,8 |
FRENAGEM em metros | |
60-0 km/h | 13,4 |
80-0 km/h | 23,5 |
100-0 km/h | 36,9 |
DADOS DE FÁBRICA
Velocidade máxima (km/h) | 181 |
Motor disposição/número de válvulas | Diant./ Tranversal/ 16v |
Cilindrada (cm³) | 1.598 |
Potência (cv) | 110 (G) / 120 (E) a 5.750 rpm |
Torque (mkfg) | 15,8 (G) / 16,8 (E) a 4.000 rpm |
Câmbio | Manual, 5 marchas |
Suspensão (dianteira/traseira) | Indep. McPherson / Eixo de torção |
Peso vazio/cap. máx. de carga (kg) | 1.119/621 |
Diâmetro de giro (m) (esq./dir.) | 12,3 |
Caçamba (litros) | 734 |
Peso rebocável (kg) (sem freio) | 400 |
Tanque de combustível (litros) | 55 |
Pneus (veículo testado) | Pirelli Scorpion ATR 205/60 R15 |
Comprimento/largura/altura/entre-eixos (mm) | 4.497/1.798/1.512/2.753 |
MEDIÇÕES MERCADO
CONSUMO em km/l de etanol | |
Consumo cidade | 7,2 |
Consumo estrada | 11,6 |
Consumo médio (PECO) | 9,1 |
Autonomia em km | 500 |