Na sequência da chegada da família Gol/Voyage reestilizada – que você conheceu em nossa edição nº 269 –, a Volkswagen promoveu, em meados de março, a apresentação da linha Saveiro.

Tradicionalmente, a picape compacta da marca trazia, como principal característica, a sua “herança genética” e não era raro ser chamada popularmente como “a picape do Gol”. Enquanto o segmento permaneceu restrito a modelos similares (Chevrolet Montana e Fiat Strada, especialmente), a Volkswagen não tinha motivos para modificar a sua estratégia.

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Mas, como você sabe, desde o segundo semestre do ano passado, com a chegada da Renault Duster Oroch, o cenário mudou e a categoria das picapes passou a “bombar”. Atenta a essa movimentação, a fabricante tratou não apenas de renovar a sua picape compacta, como pretende fazer com que o modelo ganhe identidade própria e deixe de ser apenas a “picape do Gol”.

Só que, apesar desse discurso, a mudança em relação à linha Gol/Voyage não é tão grande. De acordo com a VW, o capô da nova Saveiro é mais alto e traz dois vincos longitudinais de cada lado (Gol e Voyage têm apenas um). Da mesma forma, os faróis da picape têm desenho ligeiramente diferenciado, com formato mais retangular, inspirado nos da Amarok. Já a parte inferior do para-choque dianteiro é totalmente distinta e varia de acordo com a versão. Por falar nisso, a Cross segue como a configuração topo de linha.

Na traseira, as lanternas também têm inspiração na Amarok, e estão maiores. Um detalhe positivo que foi mantido na nova Saveiro é a tampa da caçamba equipada com amortecedores, que tem abertura suave e muito cômoda.

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Mas, se ganhou visual diferenciado, na parte interna a nova Saveiro segue com o padrão da linha Gol e traz, como principal atração, a inovadora central multimídia, capaz de espelhar telefones com sistemas operacionais iOS e Android.

Já na parte mecânica, a picape reestilizada não recebeu modificações, e a Saveiro Cross segue como única opção para quem deseja a picape com o moderno motor 1.6 16V de 120 cv. Vale ressaltar ainda os freios a disco nas quatro rodas, item de série no modelo.

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Na pista de testes, a versão com Cabine Estendida obteve resultados satisfatórios, acelerando de 0 a 100 km/h em 10s3 e retomando de 60 km/h a 120 km/h em quarta marcha em 18s2.O consumo médio de etanol ficou em 9,1 km/l.

Custando a partir de R$ 66.110, a nova VW Saveiro Cross Cabine Estendida tem atributos para agradar o público jovem que gosta de picapes e deseja uma cabine um pouco mais espaçosa. Mas a concorrência está forte.

NOSSAS MEDIÇÕES

Aceleração em segundos
0-40 km/h (m) 2,3 (13,3)
0-60 km/h (m) 4,3 (40,4)
0-80 km/h (m) 6,6 (86,8)
0-100 km/h (m) 10,3 (178,6)
0-120 km/h (m) 14,6 (310,2)
0-140 km/h (m) 27,7 (571,6)
0-160 km/h (m) 32,3 (1.012,8)
0-180 km/h (m) não atingido
0-200 km/h (m) não atingido
0-400 m (km/h) 17,2 (129)
0-1000 m (km/h) 32 (159)
RETOMADA
40-100 km/h em 3º marcha 11,3
60-120 km/h em 4º marcha 18,2
80-120 km/h em 4º marcha 12,8
FRENAGEM em metros
60-0 km/h 13,4
80-0 km/h 23,5
100-0 km/h 36,9

DADOS DE FÁBRICA

Velocidade máxima (km/h) 181
Motor disposição/número de válvulas Diant./ Tranversal/ 16v
Cilindrada (cm³) 1.598
Potência (cv) 110 (G) / 120 (E) a 5.750 rpm
Torque (mkfg) 15,8 (G) / 16,8 (E) a 4.000 rpm
Câmbio Manual, 5 marchas
Suspensão (dianteira/traseira) Indep. McPherson / Eixo de torção
Peso vazio/cap. máx. de carga (kg) 1.119/621
Diâmetro de giro (m) (esq./dir.) 12,3
Caçamba (litros) 734
Peso rebocável (kg) (sem freio) 400
Tanque de combustível (litros) 55
Pneus (veículo testado) Pirelli Scorpion ATR 205/60 R15
Comprimento/largura/altura/entre-eixos (mm) 4.497/1.798/1.512/2.753

MEDIÇÕES MERCADO

CONSUMO em km/l de etanol
Consumo cidade 7,2
Consumo estrada 11,6
Consumo médio (PECO) 9,1
Autonomia em km 500

 

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