ZF-Superbanner-03.09 a 13.11.24

A Volkswagen apresenta nesta quarta-feira (16) a linha 2017 da Saveiro. A picape compacta era a próxima da fila do facelift, já que Gol e Voyage tiveram suas (discretas) novidades apresentadas em fevereiro.

A dianteira da Saveiro renovada é exclusiva: muito mais agressiva que a dos primos, traz faróis maiores que recortam as extremidades da grade frontal e parachoques bem parrudos. O capô do motor, com quatro vincos dispostos em dois pares, também é só da Saveiro, bem como a “conversa” entre as seções internas do conjunto óptico e as barras da grade. O resultado é que a picapinha ficou mais jovem e atraente que hatch e sedã.

Sob o capô, duas opções de motor 1.6: uma de oito (o velho EA111) e outra de 16 válvulas. A gama oferece uma nova versão de entrada, voltada para o uso comercial: chama-se Robust. É a única que manteve a cabine anterior. As demais opções receberam as mesmas melhorias do Gol.

Visual da nova Saveiro só é invocado na Cross
Veja os preços da Saveiro 2017 e os principais itens de série de cada versão:

Robust, com parachocão pretoRobust Cabine Simples (1.6 8V) – R$ 43.530
EBD (distribuição eletrônica de frenagem), ESS (alerta de frenagem de emergência), banco do motorista com ajuste de altura, estepe sob a caçamba, freio a disco nas quatro rodas, indicador de troca de marcha, parachoques em preto fosco, rodas de aço aro 15″ (pneus 205/60), tampa da caçamba com amortecedor e chave, protetor de caçamba, tomada 12V.  

Trendline Cabine Simples (1.6 8V) – R$ 47.970
Trendline Cabine Estendida (1.6 8V) – R$ 52.730

Acrescenta: I-System com Eco-Comfort (computador de bordo), bagageiro longitudinal no teto (somente CE), chave canivete (sem controle remoto), direção hidráulica, faróis duplos com máscara escurecida, grade protetora da janela traseira, parachoques na cor do veículo, porta-objetos nas laterais das portas e porta-revistas atrás do banco do passageiro, calotas, travamento elétrico das portas e vidros elétricos.

Trendline Cabine Dupla (1.6 8V) – R$ 56.270
Acrescenta: banco traseiro para três passageiros com apoios de cabeça, cintos de segurança traseiros de três pontos, desembaçador do vidro traseiro, janelas laterais traseiras basculantes, lanterna de freio elevada (break-light) e iluminação da caçamba, porta-copos laterais traseiros, tomada 12V extra na porta traseira direita.

Highline Cabine Dupla (1.6 8V) – R$ 63.070
Acrescenta: keyless (alarme com comando remoto), quatro alto-falantes e dois tweeters, ar-condicionado, chave canivete com controle remoto, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, faróis com temporizador, retrovisores externos elétricos com tilt down no lado direito e repetidores de seta, luzes de neblina dianteiras e traseira, friso lateral cromado, grade dianteira em preto brilhante com detalhes cromados, lanternas traseiras escurecidas, luzes de leitura dianteiras e traseiras, porta-objetos nas laterais das portas, Infotainment Media Plus (rádio AM/FM, CD-player, bluetooth, MP3 player e entradas USB, SD-card e AUX-IN), volante multifuncional com comando de sistema de som e I-System.

Cross Cabine Estendida (1.6 16V) – R$ 66.110
Cross Cabine Dupla (1.6 16V) – R$ 69.250

Acrescenta: Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina, ESC (controle eletrônico de estabilidade), HSA (assistente para partida em subida), sensor de estacionamento traseiro, capota marítima e ganchos deslizantes na caçamba, faróis auxiliares com dupla função (neblina e longo alcance) e lanterna de neblina, soleira interna e friso lateral com inscrição da versão, molduras alargadas nas caixas de rodas, molduras nas soleiras, parachoques dianteiros off-road na cor do veículo, pedaleiras esportivas, rodas de liga leve aro 15″, santantônio com função de aerofólio e braços estendidos sobre as laterais da caçamba, travamento elétrico das portas com controle remoto, volante multifuncional em couro com comando de sistema de som e I-System.

Versão aventureira é a única com rodas de liga de série
LACUNAS
Alguns itens essenciais ficaram de fora dos pacotes de série em cada versão. O ar-condicionado, por exemplo, só está presente a partir da Saveiro Highline. Na Robust, ele custa R$ 3.790 extras (a versão não oferece nem direção hidráulica, que vale R$ 1.740). Caso opte pela versão intermediária Trendline, para ter climatização o cliente terá de adquirir o pacote Conforto Completo (R$ 4.670), que incui também trava e retrovisores elétricos. Essas duas versões também não trazem rádio e muito menos multimídia de série (o gasto mínimo será de R$ 720).

Com cabine estendida, caçamba recebe até 734 litros de carga
As novas centrais multimídia Media Plus e Composition Touch, esta com espelhamento de celulares Android, são de série nas versões Highline e Cross. O Discover Touch, topo de gama da Volkswagen em termos de conectividade e com espelhamento também de celulares Apple, é opcional até na Saveiro Cross (para ela, custa R$ 1.840).

MECÂNICA  E CAPACIDADES
A linha 2017 da Saveiro ainda aproveita o velho motor EA111 de 1,6 litro, oito válvulas e 104/101 cavalos de potência em todas as versões — à exceção da Cross, que recebe o EA211, também 1.6 mas com 16 válvulas e 120/110 cavalos (etanol/gasolina). A picape compacta da Volkswagen não tem opção de câmbio robotizado: todas as versões usam o manual de cinco marchas. Segundo a fabricante, houve ganhos na distância livre do solo e no ângulo de ataque — o que permite vencer obstáculos mais altos num eventual uso off-road.

A Saveiro Cross, o carro azul das fotos desta reportagem (cabine estendida), incorporou melhorias eletrônicas importantes, como o controle de estabilidade e o assistente de partida em aclives. No entanto, não há tração integral, ou algum tipo de recurso que ajude numa situação de pouca aderência (como o sistema Locker da Fiat).

Cabine ficou igual às da linha Gol; multimídia top é opcional
A caçamba da Saveiro consegue receber 924, 734 e 580 litros de carga, nas configurações cabine simples, estendida e dupla (esta, a única para cinco pessoas; a estendida possui apenas espaço extra para objetos). Já a carga útil da versão “trabalhadora” Robust é de 715 kg (as demais vão de 611 a 668 kg). A tampa traseira possui amortecedor desde a versão de entrada, mas mantém a abertura somente para baixo.

A carroceria da Saveiro 2017 é sempre de duas portas, mesmo quando a cabine é para cinco passageiros.

SÓ EM 2018
Assim como o restante da família, a Saveiro deve sofrer uma reformulação mais profunda em 2018, quando o Gol entra em nova geração e “puxa” os demais modelos. O facelift mostrado agora deve ser o último antes disso acontecer. Vale lembrar que a picapinha da Volks ganhou duas novas concorrentes importantes: a Renault Duster Oroch e a Fiat Toro.

ASSISTA AO CLIPE DA NOVA SAVEIRO:

Ambas são maiores, sempre cabine dupla e possuem versões com tração nas quatro rodas. Não deveria haver termo de comparação entre os modelos, mas a Oroch parte de “meros” R$ 64 mil já bem equipada, e a Toro larga de R$ 76.500, um valor próximo ao da Saveiro Cross CD com todos os opcionais, que chega a R$ 74.710.

No entanto, a principal rival da Saverio continuará sendo a Fiat Strada, líder inconteste do segmento.

Todas as Saveiro têm motor 1.6, mas só o da Cross é 16 válvulas
As vendas da Saveiro 2017 começam em abril. A garantia é de três anos. Na edição de abril da CARRO (#270) você encontrará um teste completo da Saveiro Cross CD. Outras versões serão mostradas nos próximos dias em CARRO ONLINE.

Share This