Fábrica de Taubaté passa por adaptações para receber novos modelos que serão os substitutos dos veteranos Gol, Voyage e Saveiro
Após interromper os planos para o Brasil devido à pandemia de Covid-19, a Volkswagen retomará os investimentos na fábrica de Taubaté (SP), informou o Presidente e CEO da VW região América do Sul, Pablo Di Si. O aporte deve retomar o Proyecto A00, que dará origem aos substitutos de Gol, Voyage e Saveiro.
Segundo informações publicadas pela Agência Reuters, não foi revelado o valor exato a ser investido, substituindo o plano original anunciado em 2016 de R$ 7 bilhões e que deveria ter se encerrado no ano passado.
Para adaptar a linha de montagem à nova plataforma MQB-A00, a produção de Gol e Voyage em Taubaté foi interrompida por alguns dias. Aliás, a unidade já tem confirmada a fabricação do Polo Track, uma versão com apelo aventureiro do Polo que estava prevista para chegar ao mercado ainda neste ano. Em paralelo, a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) produzirá a reestilização do Polo.
De acordo com o Autoblog Argentina, a VW deve adotar uma estratégia similar à da Chevrolet com o Onix e o Onix Joy. Ou seja, haverá o Polo reestilizando convivendo no mercado com o modelo atual na versão Track, como uma opção de entrada.
Mais de 40 anos de produção do Gol
Em maio do ano passado, a Volkswagen celebrou o aniversário de 40 anos de produção de seu modelo emblemático, o Gol. A unidade em si começou a operar em 1976, com a produção de peças para Kombi e Fusca, passando dois anos depois para a produção de veículos com a montagem em série do Passat.
Ao longo dos anos, o Volkswagen Gol se tornou o carro mais produzido, com 8.532.771 unidades fabricadas no Brasil, além de ser o mais vendido (6.952.153 unidades) e o mais exportado (1.515.305 unidades) para 69 países.
Foto: Divulgação
Deveria gol elétrico porque não já tem nome