ZF Superbanner - 13.08-13.11

VW Polo 2022 Brasil

Tabela de consumo do Inmetro antecipou também as opções de câmbio que acompanharão o motor após a reestilização da dupla Polo e Virtus

 

Junto com a tabela de dados de consumo dos modelos à venda atualmente, a relação do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, por vezes antecipa informações de versões ainda não lançadas. E em 2022 não foi diferente. A tabela atualizada traz as informações dos Volkswagen Polo e Virtus com o novo motor 1.0 turbo mais potente, ainda sem data oficial de lançamento.

Batizado de 170 TSI, esse motor 1.0 turbo flex já equipou o up! TSI no passado, quando entregava 101 cv com gasolina e 105 cv com etanol. Para a dupla Polo e Virtus, porém, ele deve receber alterações para se adequar as novos níveis de emissões exigidos pelo Proconve L7. Essa opção virá para substituir o 1.6 16V MSI que já saiu de linha.

O Polo atualmente é vendido com o motor 1.0 MPI (aspirado) e o 200 TSI (turbo), enquanto o sedã Virtus tem somente versões com o 200 TSI. A esportiva GTS é a única com o 250 TSI turbo, oferecida em ambos os modelos e que segue na tabela de consumo do Inmetro em 2022, embora não conste mais no site da fabricante. A expectativa é que somente o Virtus mantenha essa configuração no catálogo após a reestilização.

Consumo com o novo motor

A tabela do PBEV 2022 traz o Polo com o novo motor 1.0 acoplado apenas à transmissão manual de cinco marchas. Com etanol, ele faz 9,6 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada. Ele ficou com nota A na categoria e B no ranking geral. Veja abaixo todos os dados:

VW Polo TSI 1.0 MT5
Consumo energético: 1,42 MJ/km
Consumo etanol/cidade: 9,6 km/l
Consumo etanol/estrada: 11,6 km/l
Consumo gasolina/cidade: 13,8 km/l
Consumo gasolina/estrada: 16,5 km/l

VW Virtus 2022 Brasil

O sedã Virtus, por outro lado, terá opções manual e automática, esta última de seis marchas. A configuração com transmissão manual faz 9,6 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada, ambos os dados com etanol no tanque. Essa opção também recebeu nota A na categoria e B no ranking geral. Já o Virtur 170 TSI automático roda 8,7 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol, obtendo nota B tanto na categoria quanto na classificação geral. Confira abaixo todos os dados:

VW Virtus TSI 1.0 MT5
Consumo energético: 1,44 MJ/km
Consumo etanol/cidade: 9,6 km/l
Consumo etanol/estrada: 11,4 km/l
Consumo gasolina/cidade: 13,8 km/l
Consumo gasolina/estrada: 16,3 km/l

VW Virtus TSI 1.0 AT6
Consumo energético: 1,57 MJ/km
Consumo etanol/cidade: 8,7 km/l
Consumo etanol/estrada: 11 km/l
Consumo gasolina/cidade:12,4 km/l
Consumo gasolina/estrada: 15,6 km/l

Com esses números, ambos se posicionam muito bem entre os veículos mais econômicos do país. Inclusive, entram no top 10. O Polo ficou muito próximo do consumo do Chevrolet Onix, que roda 9,5 km/l em uso urbano e 12 km/l em uso rodoviário com etanol.

O mesmo vale para o Virtus manual, bem perto dos dados de consumo do Onix Plus: são 9,6 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada, ambos os números com etanol no tanque.

 

Foto: Divulgação/VW

Share This