VW Tarok

Picape derivada do SUV Taos deverá finalmente ganhar uma data definitiva para produção em série

 

Especulada há anos, a produção da picape derivada do conceito Volkswagen Tarok finalmente deverá ser anunciada em 2022. Com plataforma e mecânica compartilhadas com o SUV Taos, o utilitário deverá ser produzido na Argentina a partir de 2025. Na última semana, executivos dos alto escalão da Volkswagen se reuniram com autoridades do governo argentino para discutir o investimento no país.

A informação sobre o encontro foi divulgada oficialmente pela equipe do presidente Alberto Fernández. Participaram da reunião nomes como Pablo Di Si, presidente da Volkswagen para América Latina; Thomas Owsiansk, presidente e CEO da Volkswagen Argentina; e Juan Manzur, chefe de Gabinete do governo argentino, entre outros representantes governamentais.

“A Volkswagen é uma empresa que está investindo e crescendo na Argentina. Discutimos vários projetos de investimentos, que estão amadurecendo, e pode haver anúncios importantes para a Argentina, para a Volkswagen e para toda a cadeia automotiva”, adiantou Matías Kulfas, membro do Ministério do Trabalho da Argentina.

A pista sobre o anúncio de novos investimentos foi confirmada por Di Si, que adiantou que o foco será nos segmentos de SUVs e picapes. “Estamos conversando com os ministros argentinos há vários meses para fazer um possível anúncio, que estamos perto de fechar, para continuar investindo em mão de obra, muita inovação e produção no país”, revelou o executivo. 

Em 2021, a consultoria IHS Markit, especializada na indústria automobilística, já havia revelado os planos da Volkswagen em produzir a Tarok na Argentina em 2025. Segundo a empresa, a Volkswagen prepara a produção da picape na fábrica de Pacheco, a mesma de Taos e Amarok. A atual geração da Amarok, aliás, deverá ter a produção encerrada na unidade também em 2025, de acordo com a IHS.

Segundo o governo argentino, a indústria automobilística do país foi essencial para que fosse atingido o patamar de 75 bilhões de dólares de exportações em 2021, ano em que o setor teve alta de 88% nas vendas a outros países, mesmo em meio aos impactos causados pela pandemia de Covid-19.

Fotos: Divulgação/VW

Share This