Dinâmica de condução e visual são os pontos altos do modelo

 

 

Modelo mais completo da gama do SUV compacto até a chegada do GTS em abril desse ano, a versão Highline se destaca por ter mais equipamentos do que as demais versões equipadas com motor 1.0 TSI. Entretanto, os concorrentes diretos e o recente lançamento do Tera podem complicar a vida desse modelo. Assim, a revista Carro traz uma avaliação completa do Nivus Highline e seus predicados para se manter competitivo no segmento.

 

 

Dimensões

 

O Nivus, feito sobre a plataforma MQB-A0, tem 4,27 m de comprimento, 1,76 de largura, 1,5 m de altura e entre-eixos de 2,57 m. Em relação ao Tera, o Nivus tem 12 cm a mais de comprimento e 2 cm de altura, mas é 2 cm mais estreito. No porta-malas, o modelo tem 415 litros, número maior que o irmão, de 350 litros, mas inferior ao seu concorrente direto, o Fiat Fastback, que possui 516 litros na medição VDA.

 

 

Design

 

Reestilizado em 2024, o Nivus ganhou mudanças visuais na parte externa e interna. A versão avaliada, Highline, possui barra de led interligando os DRLs dos faróis na dianteira, solução empregada primeiro no Taos. Os faróis são de LED do tipo refletor.

 

 

Na traseira, o modelo também recebeu uma barra de LED interligando as lanternas, o que melhora visibilidade noturna para os veículos que vem atrás. Além disso, há um detalhe imitando alumínio no para-choque, que não tem saída de escape visível.

 

 

Internamente, a versão Highline traz painel digital de 10,25 polegadas e central VW Play Connect de 10,1 polegadas. Os bancos e o volante têm revestimento em couro sintético, com aplique de material no painel. Há ainda o opcional do pacote Outfit, que traz detalhes e cores diferentes.

 

 

Motorização

 

O motor que equipa todas as versões do Nivus, com exceção da GTS, é o conhecido 1.0 TSI da família EA211, que no SUV cupê entrega 128/116 cv (E/G) de potência e 20,4 kgfm (E/G) de torque e faz menção a designação 200TSI. O câmbio é o AQ250, um automático com conversor de torque de seis marchas.

Com esse conjunto, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em cerca de 10 segundos e a velocidade máxima é de 192 km/h. No consumo com etanol, o modelo fez 9 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada, números superiores aos divulgados de 8,6/12,4 km/l (E/G) na em trecho urbano e 10,3/14,8 km/l (E/G) em trecho rodoviário.

 

 

Impressões ao dirigir

 

Característico de veículos da Volkswagen, o Nivus possui um bom equilíbrio entre conforto e estabilidade. A versão Highline, equipada com rodas de 17 polegadas calçadas em pneus 205/55 R17, absorve bem os obstáculos, transmitindo apenas som de final de curso da suspensão em buracos maiores, por exemplo.

Na condução o modelo mostra ótima dinâmica, transmitindo confiança para fazer desvios rápidos de trajetória, além de ter pouca movimentação da carroceria em curvas de alta velocidade.

 

 

Na cidade, há um certo delay nas arrancadas que pode incomodar em algumas situações, mas após entrar em movimento as acelerações são agradáveis graças ao torque de 20,4 kgfm a cerca de 2000 rpm. Com 1238 kg, o desempenho é adequado para o porte do SUV.

Uma característica que agrada no Nivus é a suavidade do motor três cilindros, que diferente da maioria dos propulsores dessa configuração não apresenta vibrações notáveis, mesmo em altas rotações.

 

 

Equipamentos

 

A versão Highline traz como principais equipamentos ar-condicionado digital e automático, retrovisor central eletrocrômico, retrovisores elétricos e rebatíveis, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de cruzeiro adaptativo, dentre outros.

Como opcionais no pacote ADAS estão disponíveis o assistente de mudança e permanência de faixa, assistente de estacionamento Park Assist e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga.

 

 

Vale a pena?

 

Com preço de tabela de R$ 160.790, a vida do Nivus Highline é complicada. Embora possua um conjunto bastante acertado, ele é mais de R$ 20 mil mais caro que o Tera High, que sai por R$ 139.990 e perde poucos equipamentos e espaço quando comparado ao Nivus. A maior diferença é mecânica, dado que o lançamento é equipado com motor 170TSI de 109/116 cv (E/G) e 16,8 (E/G) kgfm.

 

 

Além da concorrência interna, existe ainda seu principal rival de porte e características cupê, o Fiat Fastback. Por R$ 165.990, há a versão 1.0 T200 Hybrid, enquanto que por R$ 168.990 há a Limited Edition com motor 1.3 T270 de 176 cv (E/G) e 27,5 kgfm (E/G).

Assim, o Nivus Highline agrada o consumidor que procura por um bom nível de equipamentos, boa dirigibilidade, design de estilo cupê e uma mecânica já bem consolidada, mas poderia ter preço mais acessível. Para quem busca mais desempenho existe ainda a opção do Nivus GTS, que ganha motor 250TSI de 150 cv (E/G) e 25,5 kgfm (E/G), pacote ADAS de série, ajustes na suspensão e sai por R$ 174.990.

 

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