VW projeto Trinity

Com a reestruturação de todo o processo, empresa espera que o tempo de desenvolvimento de novos carros caia de 54 para 40 meses

 

A Volkswagen anunciou a adoção de um novo processo de desenvolvimento de novos carros que promete reduzir em 25% o tempo necessário para criar os modelos, caindo de 54 para 40 meses. O objetivo é não só agilizar a chegada dos lançamentos ao mercado, mas também acelerar o processo de produção. A expectativa é chegar ao tempo de produção de cerca de 10 horas por veículo.

O processo será implementado na divisão de Desenvolvimento Técnico (DT) em Wolfsburg, na Alemanha, focando em software, exigências do cliente e na SSP (a plataforma elétrica da Volkswagen para o futuro). De acordo com a fabricante, os esforços serão direcionados para funções, em vez de componentes individuais.

“Se o carro está cada vez mais se tornando um produto de software movido a eletricidade, seu desenvolvimento também deve evoluir em todas as dimensões. Estamos tornando o Desenvolvimento Técnico mais conectado e mais eficiente focando nossos processos e organização em sistemas e funções, no lugar de componentes. Software em primeiro lugar, em vez de priorizar o hardware. No futuro, os projetos de veículos serão completados em 40 meses a partir do ponto em que a arquitetura básica de software seja estabelecida, em vez de 54 meses”, disse Thomas Ulbrich, membro do Conselho de Administração responsável pelo Desenvolvimento Técnico.

A VW explica que o primeiro passo no desenvolvimento de um novo veículo é entender a experiência do usuário e as novas funções que irão atender essas necessidades. Para chegar a esse processo, a empresa investirá 800 milhões de euros no Campus Sandkamp ao longo dos próximos cinco anos, atingindo o marco de mais de 4 mil empregados.

O novo processo faz parte da estratégia da VW anunciada em 2021, chamada “Accelerate”, que prevê foco maior em eletrificação, condução autônoma e digitalização de processos. A empresa quer que os carros elétricos correspondam a 70% das vendas da marca na Europa até 2030, enquanto nos Estados Unidos e na China deverá ser de 50%. Além disso, espera tornar a direção autônoma viável para um maior número de pessoas até 2030.

Nesse cenário é essencial o papel a ser desempenhado pela plataforma SSP (Scalable Systems Platform – Plataforma de Sistemas Escaláveis), que será lançada em 2026 no projeto Trinity, podendo ainda combinar-se às atuais plataformas MEB e PPE. Segundo a fabricante, a SSP será uma base para todas as marcas e modelos, ou seja, poderá ser empregada em mais de 40 milhões de veículos do Grupo.

Para o projeto Trinity, que inclui um modelo inédito totalmente elétrico, a empresa também anunciou a construção de uma nova fábrica a ser localizada próxima à planta de Wolfsburg, o que demandará investimentos de dois bilhões de euros. A construção terá início em 2023, com início das operações previsto para 2026. Sobre o veículo em si, ele deverá ter autonomia de mais de 700 km, com tempos de recarga muito mais rápidos.

 

Foto: Divulgação

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