Motor de 245 cv e sistema de direção semiautônomo são novidades da versão esportiva na 8ª geração do hatch médio
A apresentação para o público só acontece no Salão de Genebra (Suíça), em março. Mas a Volkswagen se adiantou e revelou as imagens e detalhes técnicos do novo Golf GTI de 8ª geração e também do híbrido GTE e do esportivo a diesel GTD.
Na dianteira, os destaques do novo GTI estão na grade do radiador com uma faixa de LED e nos faróis de neblina, integrados na grade do para-choque em estilo colmeia. Na traseira, além das lanternas de LED de série, o novo esportivo se destaca pelo novo arranjo de logotipos, trazendo o “GTI” posicionado sob o logo “VW”. As rodas são de 17″ de série (mas a Volkswagen vai oferecer também peças de 18″ e 19″), e são combinadas à suspensão rebaixada em 1,5 cm em relação às versões normais.
Além do sistema de direção semiautônoma, o GTI traz um novo volante multifuncional exclusivo e uma nova padronagem xadrez nos bancos. A iluminação da cabine é configurável e conta com 30 opções de cores. Sob o capô, o esportivo traz o motor 2.0 TSI calibrado para desenvolver 245 cv, podendo ser combinado a um câmbio manual de seis marchas ou automatizado DSG de sete marchas e dupla embreagem.
GTE e GTD
O híbrido GTE e o modelo a diesel GTD repetem os mesmos detalhes básicos de estilo do GTI. Além do acabamento da cabine, as diferenças principais ficam por conta do desenho das rodas, da presença da tomada de recarga das baterias e ausência do escape aparente (GTE) e do escape com ponteira dupla na esquerda (GTD).
O novo GTE combina um motor 1.4 TSI ao propulsor elétrico para desenvolver os mesmos 245 cv do GTI. Além da potência extra, o conjunto de baterias garante uma autonomia extra de 50 km em relação ao GTE da geração passada.
Já o GTD traz um motor 2.0 TDI de 200 cv, que traz um sistema de catalizador SCR duplo para controle de emissões e conta de série apenas com o câmbio DSG de sete marchas.