Novo VW Golf 2020A Volkswagen apresentou hoje (24) em Wolfsburg, na Alemanha, a oitava geração do Golf, que adota visual atualizado, com início das vendas no mercado europeu em dezembro – ainda sem prazo para o mercado brasileiro. A fabricante reforça o papel do novo Golf nos planos de eletrificação da marca, oferecendo opções a gasolina e diesel, além de oferecer um total cinco opções híbridas.

Novo VW Golf 2020Visualmente, ele traz o novo logotipo da VW, que estreou há alguns meses no Salão de Frankfurt, além de um design mais esportivo, com faróis de LED e grade frontal mais finos. A fabricante afirma que, embora renovado, ele manteve as linhas características que perduraram pelas outras sete gerações do Golf.

O interior foi completamente modificado, ficando mais moderno, intuitivo e conectado. O quadro de instrumentos digital de 10.25″ se integra à tela sensível ao toque da central multimídia – que pode ser de 8.25″ ou 10″ -, formando um único conjunto. Head-up display no para-brisa também está disponível como opcional.

Novo VW Golf 2020O modelo adota a plataforma MQB, oferecendo maior espaço interno, além de empregar materiais mais leves em sua construção. A plataforma, aliás, foi modificada também para receber o sistema híbrido leve. Nas medidas, o Golf 8 quase não mudou: são 4,284 mm de comprimento, 1,789 mm de largura, 1,456 mm de altura e 2,636 mm de entre-eixos. Estima-se que ele esteja até 45 kg mais leve que seu antecessor, embora essa informação ainda não tenha sido revelada pela VW.

Quanto à motorização, a oitava geração do Golf será oferecida ao todo em cinco configurações híbridas, com dois sistemas diferentes, totalizando oito opções com os motores a combustão. A variante com sistema híbrido leve conta com a tecnologia 48V dotada de um gerador que atuará em conjunto com o motor TSI, gerando economia de combustível de até 10%, segundo a fabricante.

Essas opções, chamadas eTSI, variam entre 110 cv, 130 cv e 150 cv, com câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Haverá, ainda, duas versões híbridas plug-in, de 204 cv e 245 cv (GTE), com transmissão automatizada de dupla embreagem e seis marchas. Ambas serão equipadas com bateria de íon de lítio de 13 kWh, proporcionando autonomia de cerca de 60 km no modo elétrico.

Novo VW Golf 2020As demais configurações terão motor a gasolina ou diesel, sendo duas com o 1.0 TSI a gasolina de três cilindros (de 90 cv e 110 cv), duas com o 1.5 TSI de quatro cilindros a gasolina (130 cv e 150 cv) com tecnologia de desativação de cilindros e duas com o 2.0 TDI de quatro cilindros movido a diesel (115 cv a 150 cv). Por fim, haverá a opção com motor TGI a gás natural de 130 cv.

Mais tecnológico, o Golf 8 adotará o sistema Travel Assist, um assistente ao condutor que atua a velocidades de até 210 km/h. As versões de acabamento na Europa serão: Golf, Life, Style (substitui a Trendline), Comfortline e Highline, além da R-Line.

Vale lembrar que, no Brasil, o Golf é vendido atualmente somente na versão GTI (R$ 151.530). As demais 1.0 e 1.4 deixaram de ser oferecidas no mercado brasileiro em março. O híbrido Golf GTE chega em novembro, provavelmente, para substituir o GTI. Na Alemanha, a oitava geração terá preço inicial de 20 mil euros – cerca de R$ 89 mil.

 

Leia mais

 

Volkswagen confirma lançamento do Golf GTE no Brasil para novembro

Fiat Argo x VW Polo: qual desvaloriza mais?

Avaliação: Com 150 cv, VW Polo GTS resgata sigla que fez sucesso no passado

Share This