Executivo da marca alemã destaca que ainda existe um público disposto a abrir mão do conforto das transmissões automáticas
Apesar do avanço na preferência do público por carros equipados com câmbios automáticos ou automatizados, a VW ainda acredita que haja espaço no mercado para os automóveis com caixas manuais e se compromete a produzi-los enquanto houver demanda.
Pelo menos é o que garantiu Matthias Rabe, chefe de tecnologia da marca alemã, em entrevista para a publicação britânica Autocar. “Algumas pessoas gostam de voltar às suas raízes e trocar de marchas manualmente, então enquanto houver demanda nos iremos continuar a oferecê-los [câmbios manuais]”.
Um exemplo dessa política é a versão GTI do Golf de oitava geração, que recentemente foi lançada na Europa trazendo como equipamento de série um câmbio manual de seis marchas, enquanto a caixa automatizada DSG de sete marchas e dupla embreagem é um item opcional.
Curiosamente, no Brasil a Volkswagen adotou o caminho inverso. Apesar do apelo esportivo, os novos Polo e Virtus GTS estão disponíveis apenas com o câmbio automático de seis marchas, não trazendo a caixa manual nem como opção.
Parabéns
Carros Manuais tem muito mercado, sobretudo na faixa etária mais alta que são grandes consumidores.
Merecem versões com os mesmos opcionais dos automáticos.