XC40 se torna o primeiro veículo da Volvo a ganhar um modelo totalmente elétrico no Brasil, além de receber mais duas opções híbridas
Já está disponível na fase de pré-venda o XC40 Recharge Pure Electric, o primeiro modelo 100% elétrico a ser oferecido pela Volvo no Brasil, por R$ 389.950. Além do preço especial para esta fase, os clientes que reservarem o carro na pré-venda ganharão ainda o carregador rápido Wallbox com instalação incluída e o Google Nest, fazendo alusão ao novo sistema multimídia desenvolvido pelo Google que equipará o veículo.
O modelo terá ainda 3 anos de garantia (normalmente são 2 anos), 3 anos de serviço Volvo OnCall e 3 anos de revisões custeadas pela marca, além de o modelo ter 8 anos de garantia da bateria. Serão oferecidas 300 unidades do XC40 elétrico neste ano e as entregas do modelo começam em setembro.
O motor elétrico P8 entrega 408 cv de potência, indo de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Sua autonomia é de 418 km, com tempo de carregamento da bateria de 40 minutos para chegar a 80% da carga com carregamento rápido, ou de 8 a 10 horas para chegar a 100% com um carregamento rápido.
Ele virá com o inédito sistema multimídia Google Built-in, que integra diversos recursos Google em tela de 9″, um bagageiro dianteiro e um cluster central em LCD que projeta velocidade, mapas com o percurso, dentre outras informações de fácil visualização.
Os equipamentos incluem ainda Pilot Assist, sistema de detecção de veículos, pedestres, ciclistas e animais grandes, assistente de faixas de rodagem, monitoramento de veículos na traseira e alerta de pontos cegos, entre outros.
A Volvo também passa a oferecer o XC40 híbrido agora nas versões Momentum e Inscription, antes disponível somente na T5 Plug-in R-Design. A Momentum sai por R$ 259.950, a Inscription parte de R$ 286.950 e a R-Design tem preço a partir de R$ 291.950.
O motor 1.5 turbo 3 cilindros, de 180 cv e 27 kgfm, atua em conjunto com outro elétrico de 82 cv e 16,3 kgfm. A potência combinada do conjunto híbrido é de 262 cv, enquanto o torque combinado é de 43,3 kgfm. O câmbio é o automatizado de dupla embreagem e sete marchas, com tração dianteira.
Planos de eletrificação no Brasil
A Volvo anuncia também que, a partir de agora, venderá somente carros eletrificados no Brasil. Somos o segundo país, depois da Noruega, a descontinuar a oferta de veículos com motor a combustão da marca. O próximo país a adotar essa estratégia deverá ser o Uruguai. A Revista Carro antecipou essa estratégia em janeiro, quando todas as versões a gasolina e a diesel saíram de linha.
“Esse é um momento histórico. Somos a primeira marca do Brasil a tirarmos de nossa gama todos os modelos à combustão. Agora nossa linha é 100% eletrificada, com todos os modelos com, ao menos, um motor elétrico”, afirma João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil. “Se pegarmos somente os modelos híbridos plug-in, aqueles que podem ser carregados na tomada e abastecidos no posto de combustível, 7 a cada 10 carros comercializados no Brasil é um Volvo”, completa.
O Brasil se antecipa aos planos da marca de oferecer mundialmente 50% da sua gama com modelos 100% elétricos e os outros 50% com algum tipo de eletrificação até 2025, chegando a se tornar uma empresa de carros totalmente elétricos até 2030.
Outro objetivo da marca no Brasil na linha de eletrificação é chegar a 1.000 carregadores instalados em todo o Brasil até o final do ano, um projeto começou em 2017. Esses carregadores podem ser usados por clientes de outras marcas e estão interligados ao Waze e Google Maps.
A Volvo lança ainda uma plataforma com foco em síndicos profissionais, gestoras de condomínio e incorporadoras que envolve a instalação de 300 carregadores em edifícios de escritórios corporativos e residenciais com subsídio de instalação. Nesta primeira fase, o objetivo é chegar a 60 empreendimentos em todo o Brasil, instando, em média, cinco carregadores em cada um. A previsão é que a plataforma esteja funcionando a partir de julho.
Fotos: Fabio Aro e Danielle Sampaulo/Divulgação