A Volvo apresentou oficialmente nesta quarta-feira (17) o último modelo da trinca 90 da marca: a perua V90. O lançamento completa a gama composta pelo SUV grande XC90 e pelo sedã luxuoso S90. Assim como os “primos”, a novidade terá somente motores sobrealimentados na gama e uma extensa lista de recursos de condução autônoma. 

A marca sueca não divulgou um comunidado detalhado sobre o V90. Sua preocupação foi afirmar que a eles têm “uma forte posição no segmento de station wagons”, nas palavras do presidente Hakan Samuelsson. O que se sabe, no entanto, é que o V90 é feito a partir da mesma plataforma modular SPA da marca, que deu origem aos três modelos de luxo citados e permite uma ampla variação de design e tecnologias a eles. 

Falando em design, o V90 não traz novidades da coluna B para a frente do carro em relação ao S90. Ambos contam com uma frente bem longa e os faróis marcados pelos LEDs diurnos que fazem alusão ao “martelo de Thor”. Atrás, as lanternas contornam a linha de cintura do carro até o teto, definido a personalidade da perua com um toque mais moderno, muito diferente do que a memória da Volvo nos faz lembrar, antes do advento da nova arquitetura de produção da marca. 

Sob o capô, a perua terá a mesma motorização do sedã: um propulsor 2.0 turbo de 254 cv ou 325 cv. Também haverá uma opção híbrida, T8, com o mesmo motor a combustão, mas com um sistema gerando 413 cv.

Quanto aos assistentes de condução, piloto automático adaptativo, capaz de seguir o veículo da frente, assistente de manutenção à faixa, frenagem de emergência, entre outros devem transformar o V90 em um veículo praticamente semi-autônomo. 

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