SUV elétrico traz novas tecnologias e terá produção concentrada nos EUA
Por Marcos Camargo Jr. Fotos: Volvo/Divulgação
A Volvo tem dado sinais claros que irá manter modelos híbridos em linha por muito tempo. Ainda assim, cumpriu sua promessa de lançar o SUV elétrico EX90. Desde a primeira aparição ao público na Europa, há 2 anos, muita coisa mudou mas o EX90 mostra o futuro para o qual a marca do grupo Geely deseja ir.
O novo EX90 traz o design mais fluído que estreou com o EX30, tem amplas lanternas e faróis afilados, grade fechada, e logo na estreia em um evento feito na última semana nos Estados Unidos, o CEO Marcelo Godoy confirmou que ele será vendido no Brasil ainda sem data ou mais detalhes.
Fabricado na unidade de Charleston, Carolina do SUl, o Volvo EX90 será lançado primeiro nos Estados Unidos mas países como Canadá, Portugal, Espanha, França, Alemanha e Reino Unido receberão as primeiras unidades ainda em 2024, promete a marca.
“Sabemos que o EX90 é o nosso modelo topo de linha, que reúne o máximo de tecnologia, conforto e segurança dos carros da Volvo. Também temos conhecimento que é um veículo exclusivo, assim como aconteceu durante os últimos anos com o XC90. A linha 90 é a nossa joia da coroa e estamos muito empolgados em ter mais um produto totalmente elétrico, ainda mais com este nível de requinte, para oferecer aos consumidores brasileiros”, garante Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, que continua.
Motor e autonomia
O Volvo EX90 tem dois motores elétricos que somam 517cv e faz 0-100km/h em 4,9s. Usa baterias de 111kwh, com uma autonomia no ciclo europeu (WLTP) de até 600km.
O sistema de carga de alta potência permite entrada de carga de até 250kw permitindo recargas de 10 a 80% em 30 minutos.
Em termos de tecnologia o Volvo EX90 traz soluções como um LiDar com 8 câmeras, 5 radares e 12 sensores ultrassônicos, que auxiliam no “Safespace” technology. O computador de bordo usa a plataforma NVIDIS Drive, desenvolvido com plataforma Snapdragon Cockpit da Qualcomm que gerencia desde segurança e infotainment até gerenciamento da bateria.
Além do tradicional controle de cruzeiro adaptativo, padrão nos carros da marca Volvo, o EX90 tem sistema de manutenção do carro na faixa, monitoramento de trânsito em tempo real inteligente na Europa, monitoramento de tráfego com leitura de placa, câmera 350° com sistema 3D, alerta de fluxo cruzado entre outros itens de série.
Por dentro o perfil minimalista combina uma tela digital e multimidia vertical, também tradicional em termos de design. A multimídia tem 14,5 polegadas e trabalha em conjunto com o cluster digital de 9 polegadas, além de head up de 13,2 polegadas. O sistema de som usa sistema Bowers & Wilkins, com 25 alto-falantes.
Após as mudanças do Volvo XC90 híbrido apresentado na última semana, a Volvo fecha o ciclo de lançamentos com o EX90 que agora já está confirmado para o Brasil.