Testamos o SUV elétrico da Volvo com foco nos trechos rodoviários

Seguindo o rumo de eletrificação de seu portfólio, a Volvo foi uma das primeiras montadoras a introduzir veículos eletrificados em sua gama de produtos. Atualmente, no mercado brasileiro a Volvo comercializa apenas veículos novos 100% elétricos ou híbridos.

O lançamento mais recente é o Volvo EX30, carro totalmente elétrico com a proposta de ser o mais acessível da marca, com preço a partir de R$ 229.950 na versão Core, o mais barato Volvo vendido por aqui até hoje.

A revista Carro testou o modelo em sua versão topo de linha, a Ultra, que tem valor a partir de R$ 293.950 e esbanja um visual diferente, limpo e confortável internamente. A diferença está na autonomia de bateria e alguns itens de série a mais.

 

Características

 

O Volvo EX30 Ultra tem um motor elétrico de 272 cv e 34,9 kgfm de torque, em conjunto com uma bateria de 69 kWh, maior do que a versão Core com bateria de 51 kWh, o que lhe permite uma autonomia de até 338 km, de acordo com o ciclo do Inmetro. Quando a bateria do elétrico está totalmente carregada, a autonomia apresentada é maior do que 390km.

Internamente, a grande diferença do SUV é a ausência, quase que completa, de botões táteis. Praticamente, todas as ações de cabine são feitas por meio de comandos na central multimídia do EX30, com exceção da abertura e fechamento dos vidros, que têm botões no console central. Ações de conforto e conveniência, assim como a indicação de velocidade, alertas e configurações do veículo, são apresentados por meio da tela central.

Teste de rodagem

No uso urbano, o consumo de energia da bateria é padrão, e as regenerações de energia são mais comuns, devido a alta utilização do sistema de frenagem, o que lhe permite alguns quilômetros a mais de autonomia. O sistema de suspensão trabalha bem, não é um carro travado ou desconfortável, mas dependendo do desnível da via, o sistema traz um balanço ao carro que poderia ser mais atenuado.

 

Essa condição também é observada nos trechos rodoviários, com o regime de velocidade maior. Inclusive, mesmo em velocidades acima de 100 km/h, nos momentos de aceleração para ultrapassagens o EX30 responde muito bem.

Saímos da região oeste da capital de São Paulo com o nível de bateria em 81% o que indicava 323 quilômetros de autonomia, rumo a Santos (SP). Durante o percurso de 83 km de distância, o desenvolvimento do EX30 foi satisfatório, o carro é confortável, e sua dinâmica em estrada é boa, tanto em acelerações e frenagens quanto em curvas ou momentos de ultrapassagem. O nível de ruído externo é baixo para dentro da cabine.

 

Após descermos a serra para Santos, o nível de bateria estava em 66% e autonomia para rodar 263 km. Por cima, podemos dizer que foram consumidos 15% do nível de bateria e gastamos 87 km de autonomia para percorrer os 83 km de distância. Como o regime de velocidade se mantinha acima dos 80 km/h, alternando em 120 km/h, 100km/h, de acordo com a velocidade máxima da via, muito desse consumo se deve as regenerações nos momentos de utilização dos freios, que ajudam com alguns “quilômetros a mais” na autonomia.

Mas a grande diferença no consumo de energia da bateria se mostra na subida de serra. Como o esforço do veículo como um todo é maior, consequentemente, o motor elétrico também trabalhará mais. Ao chegar no destino de volta, na zona oeste da capital, mesmo local de saída, a distância percorrida foi de 85 km, e o nível de bateria apresentado foi de 38% com indicação de autonomia para 153 km.

Dessa vez, foi utilizado 28% do nível da bateria, diminuindo 110 km da autonomia. Não é um consumo incomum, veículos elétricos gastarão mais bateria na subida de serra, assim como os carros a combustão consomem mais combustível nessa condição.

 

Vale a pena?

O Volvo EX30 tem um pacote completo de sistemas de auxílio ao condutor, popularmente conhecido como ADAS, e com autonomia para quase 400 km, se o uso do proprietário não envolver viagens extensas, pode ser uma boa escolha. Porém, concorre diretamente em preço com o Renault Megane E-Tech, SUV totalmente elétrico da francesa que custa a partir de R$279.900. Uma de suas principais diferenças é o teto panorâmico no EX30 que não é oferecido no Megane. Podemos citar o SUV elétrico da BYD, o Yuan Pro, que tem preço mais competitivo na casa dos R$ 182.800 mas não oferece o pacote de assistências ao condutor, algo que pode pesar na escolha e tem autonomia de 320 km.

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