Ações incluem reestruturação e corte no quadro de funcionários
A Volvo anunciou seu plano de reestruturação global, que vai incluir uma redução de cerca de 3 mil postos de trabalho como parte de um projeto de corte de custos. O custo das medidas será de 18 bilhões de coroas suecas (aproximadamente R$ 10,5 bilhões), e busca tornar a empresa mais enxuta e eficiente, com custo de operação menor.
Segundo a montadora, o foco é manter a rentabilidade e garantir o crescimento sustentável no longo prazo. Mais da metade dos cargos eliminados ocorrerão na Suécia, país-sede da empresa.
A fabricante sueca informa que, apesar do impacto imediato, ela mantém seu compromisso com a transição para veículos totalmente elétricos e que esse segmento é o que mais cresce no setor automotivo e que continuará a ser uma prioridade estratégica nos próximos anos, mesmo diante da necessidade de reduzir custos.
Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo, disse: “Estamos atravessando um período desafiador na indústria automotiva. Precisamos melhorar a geração de caixa e reduzir nossos custos de maneira estrutural, ao mesmo tempo em que investimos nos talentos necessários para nosso futuro ambicioso”.
Recentemente, a marca anunciou novidades para os elétricos EC40 e EX40, além de introduzir o SUV topo de linha EX90 no mercado global, inclusive no Brasil.