A Volkswagen revelou nesta sexta-feira (24) mais detalhes do up! TSI. O subcompacto com motor 1.0 turbo de até 105 cv chega às lojas em agosto a partir com aumento de R$ 3.100 em relação às versões aspiradas (sendo que o propulsor TSI será disponível a partir da move up!) . Além do motor, as principais diferenças do up! TSI estão na tampa do porta-malas pintada de preto e no controle de tração baseado no ABS como item de série. Suspensão, freios e embreagem foram modificados para lidar com os 16,8 kgfm de torque e 20 kg a mais no peso do trem de força.
O up! move TSI parte de R$ 43.490, com os mesmos equipamentos da versão MPI. Entre os principais itens há ar-condicionado, direção assistida, travas, retrovisores e vidros dianteiros elétricos. As versões cross e high também contarão com a opção do motor turbo, partindo de R$ 47.030 e R$ 48.040, respectivamente.
O trio black/white/red passa a ter apenas o propulsor TSI nas versões com câmbio manual, por R$ 48.690. Por ter limitação de torque, a caixa automatizada I-Motion será oferecida apenas com o motor MPI aspirado.
Para, nas palavras da Volkswagen, “celebrar” a chegada do up! TSI, a marca criou a série especial speed. O modelo é baseado nas versões b/w/r e custará R$ 49.990. O speed up! será vendido apenas na cor branca e adiciona teto preto, rodas, para-choque frontal e interior escurecidos, retrovisores azuis e adesivos nas laterais. A previsão da fábrica é que a série especial seja vendida por 18 meses.
QUATRO SEGUNDOS MAIS RÁPIDO
O CARRO ONLINE já teve a oportunidade de levar a nova versão do subcompacto para a nossa pista de testes, a fim de conferir qual era o ganho em desempenho em relação ao modelo aspirado. Na aceleração de 0 a 100 km/h, o up! TSI precisou de 9s4 para cumprir a prova. O resultado é 4s3 mais rápido que o modelo MPI.
O ganho em velocidade vem com um preço, todavia. O consumo do up! turbo é cerca de 15% maior que o aspirado. Enquanto a novidade percorre 10,5 km/l num percurso misto entre cidade e estradas, o aspirado roda 12,6 km/l. São 105 km a menos de autonomia com um tanque cheio abastecido com etanol.
Mesmo com tal prejuízo, up! TSI não é considerado “beberrão” e o ganho em torque e potência (que contribui até para a segurança em rodovias, pois facilita ultrapassagens) compensa as idas a mais ao posto de combustível.