Novidade tem motor e base conhecidos, vem bem equipada mas preço avança sobre outros produtos de marca

Lançado há poucos dias, o Volkswagen Tera tem feito sucesso de público pelo interesse em torno do novo SUV derivado do Polo. O Volkswagen Tera foi desenvolvido no Brasil sobre a plataforma MQB A0, posicionado como SUV na linha do Renault Kardian e Fiat Pulse, opções de motor 170TSi ou MPI no modelo de entrada e uma aposta em conectividade e design. A Revista Carro cobriu o lançamento e desta vez a Volkswagen nos convidou para um teste com o Tera na versão topo de linha.

A versão topo de linha é a High de R$ 139,9 mil e com pacote Outfit chega a R$ 142,9 mil porém com pacote Adas ultrapassa os R$ 145 mil.

Visualmente o Terá High Outfit se diferencia das demais pelo acabamento nos pára-choques dianteiro e traseiro, nas rodas de 17 polegadas, emblemas escurecidos e detalhes na cor preta que contraste com as cores de carroceria. A lista de equipamentos também é a mais completa da linha no Tera High.

Motor do Tera High Outfit

Produzido em Taubaté, o Volkswagen Tera traz o motor 170TSI turbo, opção disponível no Polo, que entrega até 116 cv e 16,8kgfm com transmissão automática de seis velocidades e, também, manual. Vale lembrar que é o mesmo TSI usado no T-Cross e Nivus, porém com calibração mais “mansa” pois nos SUVs tem 128cv.

Consumo do Tera High: Segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o consumo com gasolina do Tera oscila de 12,2km/l em ciclo urbano a 14,5 km/l em ciclo rodoviário.

Itens de série Tera High

O Volkswagen Tera High vem bem equipado com as rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas, iluminação ambiente, acabamento com material sustentável, ar-condicionado digital Climatronic, painel digital de 10,25 polegadas, multimídia Volks Play Connect, que conta com inteligência artificial generativa que vai estar disponível no segundo semestre, carregador de smartphone por indução, controle de cruzeiro adaptativo, chave Kessy, shift paddle, câmera auxiliar de estacionamento, painel de vinil, entre outras.

Teste

O Volkswagen Tera traz design único mas alinhado aos outros produtos da marca. A dianteira deriva do novo Tiguan europeu enquanto a traseira destacada traz uma linha de cintura mais larga, faixa dos vidros mais estreita e teto rebaixado. O Tera High ao vivo parece menor do que seus concorrentes diretos mas é um pouco mais longo e mais baixo com seus 4,15m de comprimento, 1,50m de altura, 1,78m de largura e 2,57m de entre eixos. O porta malas tem 350 litros.

A bordo do Tera High o comportamento é esperado com o já conhecido motor 170TSI e não 200TSi do Nivus ou Virtus ou do próprio T-Cross. São 116cv e 16,8kgfm prontos para mover seus 1.130kg ao máximo de 187km/h. Tivemos um primeiro contato com a novidade saindo da zona sul de São Paulo rumo à cidade de Taubaté, na fábrica da Volkswagen.

No primeiro contato com o carro fica evidente a boa dinâmica de condução porém uma altura mais baixa, que não é típica de um Suv, embora o Tera seja classificado como SUV. Tem pára-brisa com ângulo bem acentuado, capo avantajado mas uma altura do solo que entrega boa dinâmica de condução.

O desempenho do motor é o mesmo esperado para a linha do 170tsi. Tem acelerações vigorosas, bom escalonamento do câmbio e conforto ao dirigir. Saindo de São Paulo outra boa impressão é a do motor que vibra muito pouco para 13 cilindros. Na estrada, há uma velocidade normal, o Tera também é silencioso e agradável. Equipado com pacote ADAS testamos todos os itens que funcionaram bem tal qual a multimídia.

A Volkswagen propôs um desafio para ver qual dos veículos teria menor consumo. O veículo do nosso teste foi o vencedor com uma média de 22,5km/l em um trecho de 140km de viagem. Essa média bem acima da ficha técnica foi obtida com ar desligado e velocidade a 90km/h pré ajustada no controle de Cruzeiro adaptativo.

Na conclusão do Tera mescla bem as características de boa construção da plataforma MQB, a boa dirigibilidade e conectividade mas claro, poderia ter a configuração 200TSI e ter preços mais interessantes. Até a versão Comfortline ele custa R$ 126,9 mil mas no pacote High e especialmente na Outfit ele já está no preço do Nivus e T-Cross o que levará a uma canibalização dentro da própria marca ao custar R$ 142,9 mil.

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