A Volkswagen revelou nesta quara-feira (23) o T-Roc, inédito SUV que usa o Golf como base. A novidade chega às lojas europeias em novembro deste ano. A comercialização no Brasil, entretanto, ainda é dúvida. O lançamento faz parte do plano de renovação total do portfólio da Volkswagen na Europa até 2025 e antecipa algumas linhas que serão usadas no futuro T-Cross, SUV compacto derivado do Polo que será vendido no Brasil em 2018.

De acordo com o CEO da Volkswagen, Dr. Herbert Diess, as vendas de SUVs deverão crescer 50% em até 10 anos a nível global. Para aproveitar esse potencial de crescimento, a empresa terá nada menos do que 19 SUVs em sua gama nos próximos anos – ainda que alguns deles sejam exclusivos para determinados mercados, como o grandalhão Teramont, vendido na China.

O design traz muitos dos elementos vistos no T-Roc Concept, que esteve no Salão de São Paulo de 2014. Esse será o primeiro SUV da Volkswagen que terá opção de pintura do teto e coluna A em tom diferente da carroceria – uma tendência vista em modelos como Renault Captur e Nissan Kicks.

O porta-malas tem 445 litros de capacidade, que pode ser expandida para 1.290 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Segurança

De acordo com a Volkswagen, o T-Roc terá diversos sistemas de segurança como itens de série desde a versão mais simples. São eles: frenagem autônoma de emergência na cidade, detecção de pedestres, acionamento de freios pós-colisão e assistente de permanência na faixa de rolamento.

Outros sistemas de segurança e comodidade poderão ser adquiridos opcionalmente, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), monitoramento de pontos cegos, Park Assist (que estaciona o carro sozinho) e Traffic Jam Assist (que permite retirar as mãos do volante a até 65 km/h), entre outros.

O T-Roc traz quadro de instrumentos com tela em led, luzes diurnas em led e central multimídia Composition Colour em todas as versões.

Serão seis opções de motores, sendo três a gasolina (TSI) e outros três a diesel (TDI), com opções de câmbio manual ou DSG de 7 marchas. Haverá versões com tração dianteira ou integral 4Motion.

Share This