Após 15 anos, VW reconhece falhas no motor 2.0 TSI EA 888 e vai pagar custos com manutenção nos EUA
Texto: Marcos Camargo
A Volkswagen chegou a um acordo judicial que prevê reembolso a proprietários de veículos equipados com o motor 2.0 turbo EA888 em sua primeira geração, lançada em 2008. O processo, chamado “Kimball versus Volkswagen Group of America”, teve início em 2010 após uma proprietária nos Estados Unidos desembolsar US$ 3.100 (cerca de R$ 16,7 mil) para reparar uma falha no sistema da turbina de seu Audi com aproximadamente 100 mil quilômetros rodados.
O problema identificado
A falha estava ligada à corrosão da válvula wastegate da turbina, responsável pelo controle da pressão do turbo. O defeito causava perda de desempenho e obrigava reparos de alto custo.
Indenização e prazos
O acordo estabelece que os proprietários norte-americanos podem apresentar comprovantes de despesas com reparos até oito anos após a fabricação dos veículos. O limite máximo de ressarcimento será de US$ 3.600 (cerca de R$ 19,5 mil). O prazo final para envio de solicitações de reembolso é novembro deste ano. O julgamento definitivo está marcado para dezembro, ainda sujeito a recurso.
Impacto global
Embora válido apenas para os Estados Unidos, o caso pode abrir precedente para ações semelhantes em outros países, dependendo das interpretações judiciais locais.
Modelos afetados
O motor EA888 foi amplamente utilizado pelo Grupo Volkswagen e segue em produção em versões mais recentes. No Brasil, ele equipa modelos como o Volkswagen Jetta GLI e o Golf GTI. Globalmente, veículos como Volkswagen Tiguan, Golf, Passat, Atlas e os Audi A3, A4, Q3 e Q5 receberam ou ainda recebem esse propulsor em diferentes configurações.